Já se questionaram sobre a organização do Sistema Solar ou sobre a organização do Universo? Já se perguntaram por que caem os objetos para baixo ou por que se atraem ímanes com cargas opostas? Na base destas explicações estão as FORÇAS.
Decerto, durante a maioria das nossas atividades diárias exercemos forças. Por exemplo, quando pegamos na mochila, quando bebemos o nosso leite ou quando jogamos futebol.
As forças representam as interações entre corpos, aparecendo sempre aos pares, isto é, não existem forças isoladas. Assim, se um corpo A exercer uma força sobre um corpo B, o corpo B também exerce uma força sobre o corpo A.
Forças de contacto e à distância
As forças podem ser de contacto ou à distância. Portanto, quando há a colisão entre dois automóveis estamos perante forças de contacto. Por sua vez, para as interações à distância temos, por exemplo, as forças entre um satélite artificial e o planeta Terra.
As forças são grandezas vectoriais
As forças são representadas por vetores. Logo, para as caracterizar necessitamos de quatro parâmetros:
- Ponto de aplicação: de onde parte a força;
- Direção: a reta segundo a qual a força atua;
- Sentido: orientação da força para determinada direção, sendo que cada direção tem dois sentidos;
- Intensidade: módulo da força e respetiva unidade.
Unidade das forças
No Sistema Internacional de Unidades, a unidade da força é o newton, que se representa por N, em homenagem ao físico e matemático inglês Sir Isaac Newton.
Então, para medir forças podemos recorrer a instrumentos que se chamam dinamómetros, tal como já aqui foi demonstrado, aquando da distinção entre as grandezas Massa e Peso.
As quatro forças fundamentais na Natureza
Na Natureza temos quatro forças fundamentais que justificam a organização do Universo, em geral, e de tudo o que nos rodeia, em particular. A saber, as interações gravítica, eletromagnética, nuclear forte e nuclear fraca. É certo que estas forças possuem intensidades e alcances diferentes.
(*) Considera-se como referência a intensidade de interação nuclear forte.
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.
Extremamente interessante. É realmente importante percebermos as explicações científicas para o mundo. Parabéns ao blog pela pertinência dos temas.