Uma história por dia! Um exercício tão simples, que ocupa tão pouco tempo do nosso dia, mas que traz imensas vantagens às nossas crianças. Naturalmente que traz também outras tantas vantagens a si, adulto que nos lê. No entanto, iremos focar-nos nos mais novos.
A leitura de histórias é crucial para o desenvolvimento das crianças nos primeiros anos de aprendizagem. Permite-lhes desenvolver a compreensão das palavras, dar aso à imaginação e desenvolver o seu próprio discurso, designadamente ao nível da ortografia e da audição, contribuindo para a melhoria das social skills.
Os pais e os professores desempenham um papel fundamental na estimulação do interesse das crianças pela leitura. Quanto mais as crianças têm contacto com livros, maior começa a ser o seu interesse em procurar outras histórias para ler outras experiências. Esta estimulação pode e deve ser feita desde que a criança é bebé, já que é nesta altura que ela se encontra mais permeável à aprendizagem.
A partir dos oito meses, as crianças já começam a interessar-se por livros, pelo toque, pela textura e pelas cores. Existem vários livros, indicados para esta faixa etária, com sons e texturas diferentes, que podem ser bons pontos de partida nesta caminhada da leitura. Quando chegam aos três anos, as crianças normalmente já têm a capacidade para identificar as histórias que mais gostam que os pais e professores lhes contem e até já conseguem, elas próprios, completar algumas passagens.
A partir daí, as crianças já começam a conseguir acompanhar a leitura, seguindo as linhas e virando as páginas. Além disso, passam a ter outra compreensão da fonia, identificando as rimas, e passam também a reconhecer algumas letras. Depois, quando entram no primeiro ano e começam a aprender a ler e a escrever, a “história” muda: já são capazes de desfrutar dos livros sozinhos e, aí, é tempo de os deixarmos voar.
Criar um cantinho de leitura
Ter um cantinho de leitura bem equipado numa sala de creche é, também, muito importante para incentivar o gosto pela leitura. Tal como os adultos, as crianças gostam de se sentir confortáveis, para que possam desfrutar da história ao máximo.
Quanto à configuração de um espaço de leitura, é fundamental garantir que os livros estejam acessíveis e visíveis para as crianças. Deve haver espaço suficiente para as crianças se sentarem e movimentarem à vontade. Por fim, e não menos importante, o espaço deve ser visualmente cativante para a criança.
Lavar os dentes, xixi e… leitura
Como já referimos anteriormente, os pais têm um papel muito importante nesta tarefa. Por isso, devem tentar que os momentos de leitura de histórias façam parte da rotina dos seus filhos. O momento antes de dormir é, tradicionalmente, o momento de eleição para contar histórias, já que acaba por acalmar e relaxar as crianças.
No entanto, os momentos de leitura não têm de ser apenas relaxantes. Podem, até, ser bem divertidos. Utilizando pequenos animais de brincar ou fantoches, os pais podem fazer uma pequena dramatização da história com as crianças.
Boas leituras!
Ler-vos também é muito bom!