Como já referimos anteriormente nos artigos Multiculturalismo nas escolas e Brincar com a Diferença para promover a Inclusão, brincar é fundamental para o desenvolvimento afetivo, social, cognitivo e psicomotor das crianças. Ajuda-as a construírem representações sobre o mundo que as rodeia, a aprenderem a lidar com os outros e a tomarem consciência de si próprias.
Bonecos Multiculturais
Os bonecos africanos, asiáticos e europeus são um recurso interessante que permite o desenvolvimento de várias habilidades e competências. Além de estimularem a criatividade, estes bonecos são importantes para a construção do imaginário, mas também para o desenvolvimento da inteligência relacional, emocional e social da criança, bem como para o desenvolvimento da linguagem.
É evidente que estes bonecos, devido à sua vertente multicultural, irão permitir que a criança desenvolva a sua capacidade de se relacionar com o outro e com a sua diferença.
E, naturalmente, a criança irá brincar, simulando situações, projetando emoções e experienciando comportamentos.
Estes bonecos são reflexo da diversidade sociocultural com que a criança convive diariamente, o que faz com que sejam uma excelente ferramenta para a ajudar a expressar sentimentos, a compreender o que a rodeia e a construir a sua própria identidade.
Sem dúvida que estes bonecos multiculturais irão ajudar a promover o respeito pelo outro e pelas suas diferenças, mas também a favorecer atitudes mais inclusivas, dando-lhe a capacidade de criar empatia, colocando-se no lugar do outro.
Diversidade Cultural no Contexto Escolar
Perante a diversidade cultural que existe hoje no contexto escolar, é imperativo que se trabalhe com os alunos o respeito e a aceitação do outro e, ao mesmo tempo, se eduque contra o preconceito, o racismo e a desigualdade. Neste sentido, a escola tem um papel preponderante na inclusão de todos os alunos, através da consciencialização da comunidade educativa para a diversidade. Ou seja, cabe à escola dar as ferramentas necessárias para que a comunidade educativa aprenda a viver com a diferença e, consequentemente, com a valorização cultural.
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.