Como tirar o maior proveito das espumas no pré-escolar

Uma das zonas mais importantes nas salas de pré-escolar é a zona das espumas. As brincadeiras com espumas são perfeitas para estimular e melhorar diversas competências nas crianças, durante os primeiros anos de aprendizagem.

Nesta fase, é muito comum vermos crianças em diferentes etapas de aprendizagem. Cada criança aprende ao seu próprio ritmo e precisa de estímulos diferentes para conseguir desenvolver certas competências. As espumas permitem criar atividades adequadas a cada uma delas, colocando-as muitas vezes em contextos onde conseguem, inclusivamente, aprender com os colegas.

Competências sociais

Algumas crianças revelam ter dificuldades em contextos de socialização, chegando a sentir-se intimidadas nestas situações. O tempo de brincadeira é, na maioria das vezes, o auge do dia de todas as crianças, e, portanto, incentivar a socialização através de brincadeiras nas zonas de espumas é uma solução ideal.

Ao disponibilizarmos, por exemplo, uma zona com assentos e mesas em espuma, estamos a criar uma área onde as crianças podem relaxar enquanto estão próximas de outros colegas. Desta forma, estamos a contribuir para que tenham novas oportunidades de melhorar as suas social skills, promovendo a criação de novas amizades.

Criatividade

“Criatividade é inteligência”, já dizia Albert Einstein. Para que as crianças consigam desenvolver a sua imaginação, têm de ser incentivadas a explorarem a sua criatividade.

Acrescentar alguns blocos de construção à zona de espumas da sala poder ser uma ótima maneira de despertar a criatividade. Assim, as crianças podem construir estruturas, explorando-as com representações de histórias em conjunto com outras crianças.

 

Confiança

À semelhança das social skills, outra das dificuldades que muitas crianças revelam é a falta de confiança. Sentem-se apreensivos relativamente ao desconhecido e com receio de explorar o que é novo. Na zona das espumas, também podem ser trabalhadas estas dificuldades, nomeadamente com a utilização de túneis em espuma.

Coordenação

Por último, mas não menos importante: a coordenação. Nos primeiros anos, as crianças ainda têm algumas dificuldades motoras. Desequilibram-se, não têm ainda a noção correta do espaço e acabam por sofrer muitas quedas.

Por isso, nada melhor do que uma zona de espumas com desníveis, para que possam fazer percursos, subindo e descendo degraus, sem perigo de se magoarem!

 


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