Para Piaget, a educação é um dos fatores fundamentais à formação intelectual e moral do indivíduo. Neste sentido, a escola tem parte da responsabilidade pelo seu sucesso ou fracasso. Por um lado, tem responsabilidade na realização das suas próprias possibilidades e, por outro lado, na sua adaptação à vida social. Por esse motivo, a escola deverá educar e habilitar todos sem exceção.
Na sua opinião, todo o Ser Humano tem direito a ser colocado, durante a sua formação, no meio escolar, de forma a desenvolver, até à conclusão deste processo, os seus instrumentos de adaptação ao meio físico e social.
A Escola:
Educar, Socializar, Habilitar e Ensinar
A escola deverá preparar os cidadãos para cooperar, defender, transformar e desenvolver a sociedade.
Além disso, deverá estimular, ajudar e desenvolver competências que permitam que cada aluno possa formular um projeto de vida pessoal. Deverá também ajudá-lo a preparar o caminho para a superação das suas dificuldades pessoais e sociais. No entanto, para que isso aconteça, é necessário criar um clima de aceitação da diferença.
Sem dúvida que a escola deverá ajudar cada aluno a transformar as suas potencialidades, de forma a que cada um se possa sentir digno na sua diferença.
Na verdade, cada aluno tem direito a desenvolver-se normalmente em função das suas possibilidades. Desta forma, a escola deverá ter o papel de transformar essas possibilidades em realizações efetivas e úteis para cada aluno.
Escola: Aceitação da Diferença
É evidente que escola deve possibilitar a inclusão do aluno na sociedade, transmitindo-lhe valores e princípios e ajudando-o a desenvolver competências e aptidões.
Neste sentido, a escola deverá ter uma função humanizadora, compensadora das desigualdades sociais, integradora e superadora das diferenças, aberta a todos.