Educação Inclusiva: para uma melhor compreensão

A educação inclusiva é entendida como uma conceção de ensino que tem como objetivo principal garantir o direito de todos à educação.

A educação inclusiva pressupõe a igualdade de oportunidades, a valorização das diferenças e uma resposta adequada ao desenvolvimento das capacidades de cada aluno.

Na verdade, a educação inclusiva constitui uma excelente oportunidade para que todos os alunos possam ser incluídos independentemente das suas características, das suas necessidade e limitações.

Uma verdadeira educação inclusiva deve promover a capacitação de todos de forma a que cada um se aproprie de instrumentos que lhe permitam sentir que pertence a uma determinada sociedade.

Uma Escola para Todos

Uma escola inclusiva é uma escola onde todos e cada um dos alunos, independentemente da sua situação pessoal e social, encontram respostas que lhes possibilitem a aquisição de uma educação e formação facilitadoras da sua plena inclusão social.

A função da escola e da sociedade em geral é procurar compensar as diferenças e as desigualdades. A forma como conhecemos e lidamos com essas diferenças e desigualdades é que irão ou não permitir uma verdadeira inclusão.

Neste sentido, a escola deverá encontrar formas de lidar com essa diferença, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada aluno, mobilizando os meios de que dispõe para que todos aprendam e participem na vida escolar.

Para que seja possível promover uma verdadeira inclusão é necessário reduzir as barreiras à aprendizagem e à participação de todos os alunos. No entanto, também é necessário utilizar estratégias e recursos adequados que ajudem os alunos a ultrapassar essas barreiras.

Neste sentido, a escola desempenha um papel preponderante na inclusão de todos os alunos, através da promoção da sua aprendizagem, da sua participação e do seu desenvolvimento integral.

O sucesso da Inclusão

O sucesso da inclusão não depende unicamente da escola, dos professores, mas também dos pais. Desta forma, é essencial para os alunos que exista uma parceria entre a escola e os pais no desenvolvimento de respostas adequadas e significativas às verdadeiras necessidades de cada aluno.

Acima de tudo, cabe à escola, aos pais, mas também à sociedade aceitar e respeitas as características individuais de cada aluno, beneficiando da riqueza que essas características podem proporcionar a todos.

Em síntese e citando Mantoan “Inclusão não quer absolutamente dizer que somos todos iguais. Inclusão celebra, sim, a nossa diversidade e diferença com respeito e gratidão”.

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