A inteligência emocional é a capacidade de identificarmos, de compreendermos, de expressarmos e de controlarmos as nossas próprias emoções, mas também de reconhecermos as emoções dos outros.
Tal como qualquer habilidade, a inteligência emocional deve ser aprendida, treinada e aprimorada ao longo do tempo.
Ensinar as crianças a adquirir habilidades como a autoconsciência, a automotivação, o controle emocional, a empatia e as habilidades sociais, pode fazer toda a diferença no seu desenvolvimento global.
A inteligência emocional pode ser, sem dúvida, um fator de sucesso não só no desempenho escolar das crianças, mas também no seu crescimento enquanto seres sociais.
A Capacidade de Comunicar
As crianças que apresentam fortes habilidades sociais, têm excelentes habilidades de comunicação.
A capacidade de ouvir, por exemplo, é essencial para ajudar as crianças a criarem uma comunicação bidirecional clara e eficaz.
Ensine as crianças a ouvirem e a responderem, respeitando o tempo e o espaço de intervenção de cada um.
A Linguagem Emocional
As habilidades sociais das crianças devem ser sucessivamente estimuladas. Neste sentido, devemos ajudá-las a aumentar o seu vocabulário emocional. Devemos incentivá-las a entenderem a diferença entre as várias emoções, mas também a reconhecê-las e a compreendê-las, para conseguirem expressá-las de forma a serem compreendidas pelo outro e, ao mesmo tempo, a percebê-las, para compreenderem o outro e conhecerem-se a si próprias, na compreensão do outro.
Ajude as crianças a melhorarem a sua comunicação, a expressarem-se oralmente de forma significativa, mas também a perceberem se o interlocutor compreendeu a mensagem. Desta forma, ensine-as a escutarem-se e a escutarem o outro.
O Desenvolvimento da Autoconsciência
A autoconsciência é fundamental para reconhecermos e entendermos as nossas emoções e como podem afetar os outros. Se as crianças apresentarem dificuldades na aquisição desta habilidade, podem correr o risco de não serem compreendidas, fator que irá dificultar a sua socialização.
A autoconsciência permite que as crianças compreendam e consigam gerir claramente as suas emoções, fundamental para o seu desenvolvimento social.
Assim, ensine as crianças a criarem consciência dos seus comportamentos, mas também das suas reações e das reações dos outros às suas interações, por exemplo, interpretando as expressões faciais do seu interlocutor, para perceberem a pertinência das suas interações.
A Empatia
Reconhecer as emoções, proporciona o desenvolvimento da “empatia” nas crianças, ou seja, desenvolve a capacidade da criança compreender e colocar-se no lugar do outro. Quando a criança aprende a nomear e a reconhecer as emoções, sabe identificá-las não só em si, mas também nos outros.
Se as crianças conseguirem colocar-se no lugar do outro, irão identificar, entender e gerir não só as suas próprias emoções de forma positiva, mas também irá permitir que consigam ver, de forma clara, na perspetiva de outras pessoas.
Ensine as crianças a compreenderem como o outro se sente e o que é que as suas emoções podem despertar no outro.
A Autorregulação das Emoções
A inteligência emocional facilita a capacidade de autorregularmos as nossas emoções, mas também a nossa capacidade de resiliência, de automotivação, de empatia, de comunicação e de gestão de situações de stress.
Uma autorregulação eficaz e eficiente das emoções irá permitir que as crianças consigam controlar as suas emoções e os seus impulsos.
Deste modo, ensine as crianças a autorregular as suas próprias emoções, de forma a conseguirem superar as dificuldades e seguir em frente.
O papel dos pais, mas também da escola, é ensinar as crianças a lidarem com as suas emoções para, no futuro, se tornarem adultos emocionalmente inteligentes e conseguirem alcançar os seus objetivos pessoais e profissionais, realizando-se individual e socialmente.
Ao longo da minha vida tenho sentido muitas dificuldades em gerir as minhas emoções.
Obrigada pelas dicas!