Material básico para um Laboratório de Física

Sugerimos agora materiais essenciais para equipar um Laboratório de Física, à semelhança do que já fizemos para um Laboratório de Química.

Tal como a Química, também a Física é uma área científica muito prática, logo exige muita experimentação. Deste modo, ter um laboratório à disposição onde os alunos possam executar atividades práticas cujos conhecimentos teóricos já tenham sido abordados pelo professor ou realizar alguma atividade prática que sirva de mote para introduzir alguns conceitos é sempre uma mais-valia.

Decerto a combinação entre a prática e a teoria traz benefícios inegáveis aos processos de ensino e aprendizagem. Torna estes processos mais estimulantes, atrativos e dinâmicos.

Sublinha-se também que a realização de aulas de natureza prática permitem aos discentes desenvolver competências essenciais para a sua vida futura. Por exemplo, a autonomia, a criatividade, a responsabilidade, a capacidade de seleção e comparação, reflexão e síntese.

Assim, além de aprenderem Física, os alunos são preparados para saberem viver em sociedade!

Não poderíamos deixar de relembrar que há várias regras de segurança que devemos ter em conta quando trabalhamos em laboratório. Recorde-as aqui.

Material básico para um Laboratório de Física

De modo a executar as diversificadas atividades práticas, laboratoriais e experimentais de Física, sugeridas para o 3.º CEB e para o Ensino Secundário, necessitamos de muitos dos equipamentos e materiais abaixo listados.

Salvaguardamos que há outros materiais que podem ser necessários para alguma atividade mais específica. Portanto, o professor deverá adquiri-los de acordo com o surgimento dessa necessidade.

Por outro lado, a quantidade de cada material a encomendar depende do número médio de alunos por turma. Mas, idealmente, deverá existir material suficiente para formar grupos de cerca de três alunos, pois todos devem ser participantes ativos nas atividades.


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *