18 de fevereiro – Dia Internacional da Síndrome de Asperger

18 de fevereiro é o dia Internacional da Síndrome de Asperger, um distúrbio do desenvolvimento que afeta a forma como o nosso cérebro processa a informação.

A comemoração deste dia visa acima de tudo consciencializar as pessoas para esta problemática e para a forma como quem padece desta perturbação lida com ela.

Na verdade, esta síndrome é muitas vezes incompreendida pela forma como se manifesta, provocando alguma apreensão em quem convive com estas crianças, jovens ou adultos.

Esta síndrome é frequentemente diagnosticada durante a infância e afeta o comportamento, a interação social, a comunicação e a sensibilidade sensorial.

No entanto, as crianças afetadas com esta síndrome podem ter mais aptidão para uma determinada área e podem, inclusivamente, ter sucesso na escola.

As crianças com esta síndrome têm muita dificuldade em interpretar a linguagem corporal dos outros, ou seja, o que estão a sentir, tornando a sua vida muito complicada.

Por vezes, esta problemática afeta de forma profunda a vida destas crianças, principalmente no que diz respeito à socialização, à forma com percecionam o mundo que as rodeia, às diferentes formas de comunicação e à aceitação de novas rotinas.

Características da Síndrome de Asperger

As crianças com Síndrome de Asperger apresentam várias características. No entanto, estas podem manifestar-se de forma diferente de pessoa para pessoa, mas também podem variar de intensidade e gravidade.

Desta forma, estas crianças podem apresentar:

  • Atraso na linguagem;
  • Comportamentos excêntricos ou repetitivos;
  • Uma noção do mundo confusa e até mesmo caótica;
  • Pouca noção dos perigos;
  • Confusão, preocupação e ansiedade;
  • Falta de conhecimento relativamente às normas sociais;
  • Dificuldade no relacionamento social e interação com os seus pares;
  • Problemas de coordenação motora;
  • Hipersensibilidade sensorial;
  • Resistências às mudanças;
  • Pouca tolerância à frustração;
  • Dificuldades em compreender e expressar emoções.

Sugestões para lidar com crianças com a Síndrome de Asperger

Todas estas características e dificuldades podem ser trabalhadas e, até mesmo, atenuadas. Assim, deixamos algumas sugestões sobre a forma como podemos lidar da melhor maneira com estas crianças.

  • Não menospreze as preocupações destas crianças. Ao levá-las a encarar as suas preocupações, poderá ajudá-las a superá-las.
  • Não dar demasiada importância aos seus medos. No entanto, deverá progressivamente levá-las a enfrentá-los.
  • Ajude estas crianças a falar sobre os seus sentimentos, medos e preocupações e a avaliá-las de 1 a 10.
  • Ensine as crianças a afirmar “Eu consigo fazer isso”, “Eu posso fazer isso”, “Vai correr tudo bem”.
  • Ensine algumas técnicas de relaxamento.
  • Promova atividades que permitam que estas crianças desenvolvam habilidades para a vida.
  • Ajudá-las a compreender e a aceitar a sua condição.

Como já referimos anteriormente, as pessoas com a síndrome de Asperger têm dificuldades em expressar as suas emoções. Mas isso não significa que não as possam sentir.

O vídeo, que lhe vamos apresentar de seguida, irá permitir que se faça uma viagem pelo “interior” destas pessoas, convertendo as suas emoções mais fortes em luz.

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