O Carnaval e a Magia das Artes Performativas

Tal como referimos anteriormente no artigo Dia 28 de maio – Hoje é o Dia Internacional do Brincar, brincar é uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento global da criança, porque permite que tome conhecimento do mundo que a rodeia, possibilitando que aprenda a estabelecer relações sociais e a descobrir-se a si própria. Desta forma, a criança tem a oportunidade de experienciar e fantasiar sobre diferentes papéis sociais.

A Fantasia do Carnaval

O Carnaval é, por exemplo, uma festa que a irá ajudar a adquirir competências comunicativas, expressar sentimentos e a desenvolver a sua inteligência relacional, emocional e social, através da adoção de papéis sociais diferentes, brincando ao “faz de conta”.

Por outro lado, o Carnaval apela também à criatividade performativa da criança, desenvolvendo, por um lado, a sua sensibilidade e a sua apetência artística e, por outro lado, a sua própria personalidade.

A Festa do Carnaval e as Artes Performativas

O Carnaval é cor, alegria e música e é, sobretudo, uma excelente ocasião para nos lembrarmos da importância de brincar ao “faz-de-conta”. Ao “fazer de conta”, a criança aumenta a capacidade de imaginar e criar, desenvolvendo as suas habilidades comunicativas, mas também a sua capacidade de ouvir e de desenvolver empatia, aprendendo a estar no papel do outro e a adotar um comportamento diferente na sua interação, a interpretar papéis sociais diferentes. Possibilita, assim, que a criança dê asas à fantasia e explore novos mundos.

No entanto, é também um excelente mote para se abordarem tópicos pertinentes ao seu desenvolvimento pessoal e social, tais como as emoções, a relação do “eu” com os “outros”; a diversidade cultural e o respeito pela diferença. É, ainda, uma ótima oportunidade para desenvolver as suas competências linguísticas, através da aprendizagem e interpretação de músicas típicas do Carnaval.

Através da criação de máscaras de Carnaval, por exemplo, a criança poderá desenvolver não só a sua criatividade, mas também a autonomia e a motricidade fina.

Esta é, sem dúvida, uma atividade muito apelativa pela diversidade infinita de cores, pela fantasia e pela diversão que proporciona.

O Carnaval é, assim, um excelente momento de diversão, comunicação e desenvolvimento pessoal e social. Aproveitem e brinquem muito neste Carnaval, afinal, sempre ouvimos dizer que em cada um de nós há sempre uma criança.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *