As atividades letivas devem ser preparadas tendo em conta a individualidade e as dificuldades de aprendizagem de cada aluno.
Como sabemos, os alunos apresentam níveis de compreensão e conhecimentos diferentes. Por isso, é preciso conhecer, analisar, acompanhar e verificar sistematicamente o nível de execução das atividades, para ir adequando as instruções às suas necessidades, considerando os ritmos e possibilidades de aprendizagem de cada um. No entanto, se se verificar que os alunos não estão a conseguir executá-las, os docentes deverão ajustá-las às suas capacidades, de forma a tornar as suas aprendizagens mais significativas.
Neste sentido, o acompanhamento na execução das tarefas é essencial para os alunos conseguirem executá-las com sucesso. Num curto espaço de tempo, é necessário identificar as dificuldades e solucioná-las com ajudas específicas, nomeadamente, através do esclarecimento de dúvidas, da apresentação de exemplos similares ou reformulação das atividades propostas, uma vez que para os alunos é fundamental que se sintam desafiados pelas atividades propostas, sem nunca as perceberem como difíceis demais para as suas capacidades.
Desta forma, os docentes deverão proporcionar aos alunos uma avaliação e mediação sistemáticas da realização das atividades, de forma a verificar se as orientações estão a ser devidamente compreendidas. Quando tal não se verificar, os professores terão a tarefa de reforçar oportunamente essas mesmas orientações e proporcionar o apoio necessário na realização das tarefas.
À medida que os alunos vão realizando as atividades, os professores deverão garantir a compreensão e comunicar os objetivos já alcançados, realçando a evolução e os progressos, através do elogio e do reforço positivo. A compreensão por parte dos alunos que estão a conseguir alcançar os objetivos propostos é fundamental para que se predisponham a realizar as tarefas seguintes e mantenham a sua atenção e interesse nos conteúdos da aula, motivando-os para o trabalho e a melhoria das aprendizagens.
Promova a participação dos alunos na sala de aula
Um dos principais objetivos das aulas em geral é promover a participação dos alunos, permitindo um maior envolvimento nas atividades e tornar as aprendizagens mais significativas. Os docentes poderão utilizar metodologias diferenciadas, que tornem a explicação dos conteúdos mais clara, mais compreensível e interessante para os alunos.
Para promover o interesse e a participação dos alunos nas atividades, os docentes poderão também reforçar as aprendizagens, fazendo referência a situações ou acontecimentos da atualidade ou da realidade circundante, fundamentando a importância dos conteúdos da aula para a vida quotidiana.
Para além de estarem a trabalhar competências e habilidades presentes nos documentos curriculares, os alunos estarão também a desenvolver a capacidade de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no seu dia a dia.
Os professores poderão também criar oportunidades para que os alunos possam partilhar opiniões, colocar questões e tirar dúvidas e proporcionar situações de alguma autonomia e criatividade na forma como desenvolvem as atividades, permitindo que desenvolvam, em simultâneo, a autoconfiança, a responsabilidade e a autonomia.
Para motivar os alunos a envolverem-se mais nas atividades, os professores deverão estimular, apoiar e elogiar o seu bom desempenho, incentivando-os a uma participação mais ativa nas atividades, sem medo de errar ou de serem repreendidos. Deverá promover o diálogo, encorajando-os a refletirem sobre o que estão a aprender.
Durante a aula, os docentes poderão proporcionar alguns momentos de avaliação formativa aos seus alunos, levando-os a sentirem satisfação por aquilo que já conseguiram aprender e motivação para aprenderem mais.
Excelente artigo. Obrigado.