Foi na passada quinta-feira que o Governo decretou o encerramento das escolas a partir da próxima segunda. Assim, o que fazer para ocupar o tempo das nossas crianças?
Na verdade, será cerca de um mês que elas estarão em casa. Em casa, sim! O mais resguardadas possível para que evitemos o contágio.
Deste modo, faremos uma proteção individual que leva, consequentemente, a uma proteção coletiva.
É o dever de todos nós!
Siga o nosso blogue e vá implementando as nossas sugestões, que o tempo passará mais rapidamente e será, com certeza, um tempo de qualidade junto de quem mais ama.
Tem ovos em casa? Então, use-os! As crianças vão ADORAR. Não é para fazer bolos. Podia ser, mas não é…
ATIVIDADE 1: Descobre se o ovo está cru ou cozido
Objetivo: Descobrir qual o ovo que está cozido, sem o descascar.
Material
- Ovo cru
- Ovo cozido
Procedimento
1 – Faça rodar os dois ovos em cima de uma mesa.
2 – Quando o ovo estiver a rodar, toque-lhe com o dedo, de forma a que este pare. No entanto, deve levantar o dedo rapidamente.
Resultado
Se o ovo ficar parado, estará cozido. Mas, se continuar a rodar ligeiramente, estará cru.
Explicação científica
O ovo cozido está no estado sólido e o ovo cru, por dentro, está no estado líquido. Consequentemente, quando os colocamos a rodar e, de seguida, colocamos o dedo para os parar, o ovo cru continuará a rodar, uma vez que o líquido do seu interior continua em movimento, levando a que o ovo também se movimente.
ATIVIDADE 2: Descobre o ovo podre
Objetivo: Descobrir se o ovo está em condições de ser consumido, sem precisar de o partir, nem de sentir o desagradável o cheiro de um ovo podre.
Material
- Ovos frescos e ovos podres
- Água
- Copo alto
Procedimento
1 – Introduza os ovos em copos altos.
2 – Encha os copos com água.
Resultado
Se o ovo afundar, é fresco. Se flutuar, é melhor deitá-lo ao lixo, pois estará estragado. Se, porventura, flutuar no seio da água, já tem alguns dias, mas ainda pode consumi-lo.
Explicação científica
Preste atenção à figura.
Então, como pode observar, os ovos são constituídos por uma câmara de ar. A saber, as cascas possuem poros, através dos quais entra e sai ar e deixam também sair água, que vai evaporando ao longo do tempo. Assim, quando a água evapora, mais ar entra para ocupar este espaço livre. Como o ar é menos denso do que a água, o ovo fica “mais leve”. Pode aqui explorar o conceito de densidade, se for adequado à faixa etária das crianças. Portanto, se o ovo for fresco, a câmara de ar é pequena e este afundará. Por outro lado, se o ovo for “velho”, a sua densidade será menor do que a da água, e vai flutuar.
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Vou fazer com meus filhos. Tantos dias em casa bem precisamos de ideias. Esta experiência é simples e dá para fazermos muito bem com pequenos e grandes. Bem-hajam pelas propostas.