Comemora-se hoje, dia 24 de março, o dia mundial do estudante, data que não deixamos de querer assinalar, apesar do momento tão difícil que todos atravessamos.
Com o encerramento total das escolas, a pandemia do Coronavírus está a privar os nossos alunos de irem à escola, mas não de estudarem. Esta medida, como todos sabemos, visa a prevenção da propagação deste vírus.
As escolas têm feito um enorme esforço para encontrarem as melhores respostas e estratégias que visam a continuidade da aprendizagem dos seus alunos, mas também que continuem a garantir a inclusão e a igualdade.
No entanto, este enorme esforço é igualmente partilhado com os pais e encarregados de educação que, neste momento difícil, têm de acompanhar os seus filhos na realização e cumprimento das tarefas escolares.
Mantenha o seu filho ativo
No artigo “Dicas para ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo em casa”, apresentámos algumas sugestões para facilitar a criação de uma rotina de estudo, uma vez que a rotina dos nossos estudantes se alterou radicalmente.
Neste artigo, iremos apresentar algumas sugestões para ajudar o seu filho a manter-se ativo. Neste sentido, sugerimos o seguinte:
– Encoraje o seu filho a explorar novos interesses, através da realização de atividades diversificadas, criativas e produtivas: robótica, jardinagem, experiências laboratoriais (chocolate, bolas de sabão, sliming), culinária, entre outras;
– Ajude o seu filho a encontrar propósito em pequenos projetos pessoais: robótica, atelier de arte, botânica (ciência na estufa); geologia, ecologia…, encorajando-o na sua execução;
– Dê espaço para que o seu filho explore e seja capaz de imaginar e criar de forma autónoma;
– Ajude-o a utilizar a escrita e a arte para lidar com as emoções, neste momento da sua vida;
– Crie situações que ajudem a explorar inovações: visitas virtuais a 360o ou a 3D a museus, exposições, locais; assistir a eventos em realidade virtual; assistir a vídeos e 360o.
Pretende-se, desta forma, que o tempo que estamos obrigados, por extrema necessidade, a passar em casa, seja aproveitado de forma lúdica, sem menosprezar a aprendizagem e as tarefas escolares.
E, em homenagem aos nossos alunos, pelo seu esforço, coragem e pelo exemplo de cidadania, nada melhor para terminarmos do que deixarmos, aqui, para que possamos desfrutar a música “Amores de Estudante”.