Querem compreender, em termos químicos, como exterminar o novo coronavírus? Então, vamos lá aumentar a nossa literacia científica…
Nestas últimas semanas, o que mais ouvimos é para lavar bem as mãos com água e sabão ou desinfetá-las com álcool. Também se refere a importância de desinfetar as superfícies, que possam estar contaminadas, com álcool ou lixívia diluída em água.
Afinal, o que fazem estes produtos ao coronavírus?
Lavar as mãos
Genericamente, os coronavírus são constituídos por um núcleo onde está o seu material genético (RNA – ácido ribonucleico) rodeado por um envelope de proteína e uma barreira de proteção, composta por lípidos, isto é, gordura. Tem também na sua superfície pequenas estruturas proeminentes, o que lhe dá a aparência de uma coroa.
O que aqui interessa é, sobretudo, esta proteção de lípidos, que é destruída quando lavamos as mãos com água e sabão. Isto porque estamos a abrir o acesso ao interior dos vírus, onde está o seu RNA, conseguindo desta forma extingui-los.
A saber, os sabões e os detergentes possuem moléculas com uma parte polar, que é hidrofílica, e uma apolar, que é hidrofóbica. A parte apolar (dissolve gorduras!) é atraída pelas moléculas apolares dos lípidos constituintes da membrana celular dos vírus. Por sua vez, a parte polar interage com as moléculas de água, que também são polares.
Logo, a água e o sabão, para além de eliminarem os vírus, retiram também a sujidade que temos nas mãos.
Este ato tão básico de higiene pessoal, o de lavar bem as mãos, é absolutamente essencial para nos protegermos desta calamidade que nos está a afetar e impedir que o coronavírus continue a disseminar-se!
Quando não tivermos acesso a água e sabão, aí sim, recorremos ao álcool. Mas, sabe qual o mais eficaz: o álcool etílico 96% (tampinha azul) ou 70% (tampinha amarela)? Ou o álcool isopropílico? Fique atento, vamos esclarecê-lo brevemente…
Entretanto, cumpra escrupulosamente as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção-Geral da Saúde (DGS) para salvaguardar um bem maior: a Saúde de Todos!
Outro artigo interessantíssimo para percebermos como a água e o sabão atuam sobre os vírus. Adoro!
Excelente explicação. Bem-hajam.