A pandemia do coronavírus veio mudar a vida de todos nós, as nossas rotinas de trabalho, as rotinas de estudo dos nossos filhos e os nossos projetos familiares e pessoais.
Neste momento, estamos sujeitos a um “dever geral de recolhimento”, ou seja, temos o dever de nos mantermos em casa. Esta situação acaba por afetar não só a dinâmica familiar, mas também a forma como interagirmos uns com os outros.
Como envolver os seus filhos nas rotinas familiares
É importante mostrar às crianças que vivem em família e que todos devem contribuir para a vida familiar. É preciso que a criança perceba que fazer as tarefas domésticas cabe a todos os membros da família. Todos devem contribuir e colaborar nas tarefas domésticas.
Desde cedo, as tarefas domésticas devem fazer parte da rotina diária das crianças, para que se tornem um hábito. No entanto, os pais, ao integrarem as crianças nessas tarefas, devem fazê-lo de forma lúdica, sem qualquer pressão, elogiando sempre o seu desempenho e incentivando-as a continuar a colaborar.
Na verdade, a realização de tarefas domésticas é uma das mais importantes para a educação das crianças. No entanto, os pais devem ter em conta a idade e as capacidades das crianças.
Dicas para envolver as crianças nas tarefas domésticas
Dica 1: Mostre ao seu filho que pode ajudar em casa e fazer toda a diferença no dia a dia da família.
Dica 2: Combine em família o que cada um tem a responsabilidade de fazer e, a partir daí, fazer um quadro onde as tarefas podem ser registadas e controladas. Permita que o seu filho escolha as tarefas domésticas que mais gostaria de fazer.
Dica 3: Estipule horários para a realização de tarefas domésticas, de forma a criar uma rotina. Para controlar o tempo de realização de cada tarefa pode usar uma ampulheta.
Assim, para além de estar a permitir que a criança compreenda melhor a noção de tempo, trabalha também a noção de responsabilidade.
Dica 4: Para introduzir o seu filho nas tarefas domésticas deve pedir a sua ajuda, acompanhando-o inicialmente na realização das mesmas.
Dica 5: Elogie o seu desempenho e mostre como as tarefas domésticas que ele cumpriu fazem toda a diferença para a família.
Dica 6: Demonstre satisfação com a ajuda da criança, fazendo com que ela se sinta importante e realizada, mas também confiante e motivada.
Benefícios
Introduzir as crianças nas tarefas domésticas traz muitos benefícios para o seu desenvolvimento global:
- Dotar as crianças de habilidades para a vida;
- Potencializar a responsabilidade e a disciplina;
- Valorizar o trabalho em equipa;
- Desenvolver a autoconfiança, a autoestima e a independência;
- Desenvolver a autonomia, a organização e a coordenação motora;
- Ter consciência e valorizar o trabalho desenvolvido pelos pais.
Crie uma tabela de tarefas domésticas
De seguida, sugerimos um exemplo prático de uma tabela com uma lista de tarefas domésticas:
Com esta dinâmica, a família sente os benefícios tanto na sua rotina diária, como também no vínculo emocional entre os membros da família.
Desta forma, todos percebem que é seu dever trabalhar pelo bom funcionamento da casa. Assim, o ambiente familiar torna-se mais compreensivo e agradável, incutindo no seu seio os valores como a responsabilidade, a organização e a entreajuda.
Quando colaboram com as atividades domésticas, as crianças passam a entender como funciona a dinâmica do lar.