E@D: Dicas para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem

Há cerca de um mês, quase dois milhões de alunos deixaram de ir à escola devido à pandemia do Coronavírus, entre os quais encontramos cerca de oitenta mil crianças e jovens com dificuldades de aprendizagem.

De modo que professores e pais têm vindo a mostrar uma preocupação especial com estes alunos. De um momento para o outro, deixaram de ter o apoio direto presencial dos professores de educação especial.

Trabalho colaborativo entre professores e pais

Neste sentido, os pais dos alunos da educação inclusiva alertam para a dificuldade em conseguir que os seus filhos acompanhem as atividades desenvolvidas pelo Ensino à Distância. Na verdade, muitos destes alunos precisam de um constante acompanhamento por parte de um adulto. Assim sendo, estando os pais a trabalhar, é muito difícil conseguirem acompanhar os seus filhos nesta modalidade de ensino.

Aliás, estes alunos também têm direito à educação, ao acesso ao conhecimento e à participação no processo de ensino e aprendizagem. Por esse motivo, existe, neste momento, um trabalho colaborativo regular entre os Diretores de Turma e os docentes de Educação Especial. Esta colaboração visa a adaptação de práticas de ensino para os alunos que requerem mais apoio.

Assim, o professor de Educação Especial e o Diretor de Turma podem ter um papel fundamental no E@D. Por isso, iremos, de seguida, apresentar algumas dicas para ajudar os pais nesta nova realidade.

5 Dicas para definir um plano de intervenção

Dica 1 – Crie uma via de comunicação com o Diretor de Turma e com o docente de Educação Especial.

Dica 2 – Estabeleça com o Diretor de Turma e com o docente de Educação Especial um calendário de contactos regulares.  Ajude a definir momentos e formas de trabalho conjunto.

Dica 3 – Peça aconselhamento ao professor de Educação Especial sobre as melhores estratégias e materiais passíveis de utilização na modalidade de E@D.

Dica 4 – Participe com o Diretor de Turma na implementação das medidas e estratégias definidas no Relatório Técnico-Pedagógico.

Dica 5 – Envolva-se, participe e acompanhe o seu filho neste processo.

Por fim, sugerimos a leitura dos artigos Ensino à distância: como ajudar o seu filho a organizar os trabalhos e Dicas para ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo em casa

 

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