Educação Pré-Escolar: Ideias para gerir o Ensino à Distância

As crianças em idade pré-escolar são naturalmente curiosas e criativas, gostam de brincar, aprender e socializar. No entanto, necessitam de muita atenção e de uma relação privilegiada com os adultos, para se sentirem seguras e tranquilas.

Desta forma, os educadores e as suas famílias têm um papel preponderante nas suas vidas, havendo uma constante necessidade de se reinventarem para conseguirem chegar às necessidades de cada criança.

Nesta modalidade de ensino à distância, os Educadores, através das variadíssimas plataformas online, podem continuar a manter um contacto constante e assertivo com os seus alunos e as suas famílias. Este contacto visa, sobretudo, disponibilizar propostas de atividades, materiais e ferramentas eficazes e exequíveis à sua implementação em casa.

O contacto entre os educadores e as famílias deve ser preferencialmente síncrono, pois permite um trabalho mais efetivo com as crianças.

Claro que este contacto só é possível se as famílias tiverem disponibilidade para acompanharem os seus filhos neste trabalho que deve ser, sobretudo, colaborativo entre todas as partes envolvidas.

 

No entanto, devido às dificuldades de acesso aos equipamentos e à internet por parte de muitas famílias, nem sempre é possível prestar apoio síncrono às crianças do pré-escolar.

Nestes casos, os educadores poderão apoiar as crianças assincronamente, ou seja, munir as famílias de ferramentas e estratégias que permitam minimizar os efeitos do distanciamento.

Ideias para gerir o ensino à distância

  • As sessões síncronas devem ser agendadas de acordo com a disponibilidade das famílias;
  • As sessões síncronas devem ser privilegiadas, pois permitem a criação de momentos de interação com o educador e entre as crianças.
  • Estas sessões poderão ainda permitir aos educadores aferir o bem-estar emocional e as necessidades individuais de cada criança.
  • No Pré-Escolar, as sessões síncronas podem tornar-se mais funcionais se os educadores dividirem a turma em pequenos grupos e diminuir o tempo de duração de cada sessão.
  • Para os alunos que não poderem estar presentes nas sessões síncronas, pelos motivos expostos anteriormente, os educadores deverão utilizar outras formas de acompanhamento.

  • Quando não for possível estar em contacto direto (sessões síncronas) com as crianças, os educadores deverão elaborar propostas de trabalho, tarefas ou atividades, para enviarem aos encarregados de educação. No entanto, o trabalho enviado deve ter em conta o contexto familiar.
  • As atividades ou tarefas propostas devem integrar as Áreas de Conteúdo e os vários Domínios previstos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, como forma de promover uma intervenção dinâmica e promotora do desenvolvimento harmonioso das crianças.

  • Deve ser criada uma rotina de trabalho e de estudo em casa, de forma a garantir que as crianças se mantenham ativas.

Sugestão: Ler artigo “Dicas para ajudar o seu filho a criar uma rotina de estudo em casa”.

O ensino à distância exige da parte de todos os envolvidos muito trabalho, muita disciplina e muita dedicação. Para que esta modalidade de ensino decorra com normalidade e com o máximo proveito para as crianças é necessário um trabalho colaborativo regular entre educadores e famílias.

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