Agora que os dias longos e de calor estão prestes a chegar, começamos a imaginar as atividades ao ar livre que vamos poder fazer em família. Este ano, mais do que nunca, estamos todos desejosos de respirar ar puro, de desfrutar da natureza, dos parques, das praias… Mas, claro, com as devidas medidas de segurança!
Todos guardamos boas memórias dos piqueniques feitos em família! São ótimas oportunidades para pôr a conversa em dia com a família que não vemos tão regularmente como queríamos e de nos divertirmos com os jogos tradicionais, que nunca podem faltar. Além disso, há sempre petiscos deliciosos, que são saboreados sem pressa, como dita a tradição.
Onde fazer o piquenique
Temos a sorte de viver num país com zonas verdes bonitas, por isso sítios não serão um problema. Sites especialistas, como o Tripadvisor, Sapo Viagens e a revista Evasões, fizeram a seleção de alguns dos melhores parques para merendar em família.
No Norte, destacam-se, por exemplo, o Parque da Cidade do Porto, o Bom Jesus, em Braga, o Monte da Penha, em Guimarães, e o Monte de Santa Luzia, em Viana do Castelo.
Já no Centro, os mais referidos são o Parque do Buçaquinho, em Ovar, a Cascata da Cabreira, em Sever do Vouga, e o Parque do Avião, em Leiria.

Na Grande Lisboa e a Sul do país, o destaque vai, por exemplo, para o Jardim da Estrela e o Parque Florestal de Monsanto, em Lisboa, e também para o Pego do Inferno, em Tavira.
Que petiscos levar
Descomplicar é a palavra de ordem quando estamos a planear o que levar para comer num piquenique. Principalmente com crianças, devemos optar por snacks fáceis de comer à mão e que não sujem.
Alimentos frescos, como frutas e saladas, são opções saudáveis e boas para dias quentes. Mas porque um dia não são dias, arriscamo-nos a dizer não podem faltar os clássicos – e tão bons – salgadinhos! Como é preferível ter opções variadas, sugerimos também outros aperitivos como azeitonas, frutos secos e sanduíches. Não esquecer a água e os refrescos de frutas, tão importantes em dias de calor.
A evitar: devemos riscar da nossa lista alimentos que tenham muitos cremes, como a maionese e certos bolos, e também peixes e carnes cruas. Além de terem tendência para se estragarem com o calor, podem gerar complicações digestivas.
O que fazer
Depois de comer, muitos podem sucumbir à “síndrome” do “sono pós-almoço”. Mas outros, principalmente as crianças, estarão seguramente prontos para os jogos! Recorra às boas recordações da sua infância, e traga para o piquenique os jogos tradicionais que aprendeu enquanto criança.
As corridas de saco e de “carrinho de mão”, o jogo do lencinho ou o “macaquinho do chinês”. São jogos simples e divertidos, que soltam sempre gargalhadas quando jogados em família!