As aulas terminam esta sexta-feira, 26 de junho. Um descanso para os miúdos, que se libertam dos horários das aulas online e dos trabalhos, mas mais uma preocupação para os pais. Nos quase três meses de férias a que os filhos têm direito, adivinham-se dias a fio passados em frente ao computador, telemóvel e televisão.
Como ocupar o tempo livre das crianças? Como conseguir que não passem tanto tempo imersos nas tecnologias? Como aproveitar o bom tempo, os parques e as praias em segurança? Não existem respostas certas para estas perguntas. No entanto, estamos seguros de que é possível motivar as crianças e os adolescentes a preencherem o tempo livre de forma útil e divertida.
Dentro de Casa
-
Diversão na cozinha
A cozinha é um palco perfeito para despertarmos os cinco sentidos das crianças. Ao mexerem nos alimentos, os miúdos aguçam a destreza manual. Começam a compreender o que significa estar mais doce ou salgado e a que correspondem os diferentes cheiros.
Até os mais pequeninos podem e devem ser envolvidos na preparação das refeições. Já lhe contamos aqui no blogue que envolver as crianças na escolha da alimentação pode ser uma ótima estratégia para evitar birras à mesa.
Mas não é tudo. Sabia que há muita matemática escondida nos alimentos? Da próxima vez que os seus filhos quiserem comer piza, por exemplo, pode incentivá-los a fazerem-na consigo. Na hora de cortar, peça-lhe que cortem a piza em 8 fatias de igual tamanho. A partir daí, pode ir colocando várias questões que os ajudarão a compreender as frações.
Por fim, pode dinamizar pequenos desafios entre irmãos. Inspirado no famoso programa de televisão Masterchef, existe um jogo com o mesmo nome que promove experiências de cozinha. Os jogadores devem dar vida a receitas incomuns, sujeitando-se ao juízo crítico sobre os seus adversários. Perfeito para uma tarde divertida com toda a família!
-
Atividades no jardim
Tire o maior proveito das zonas mais exteriores da sua casa, como o jardim, a varanda ou o terraço. Principalmente nos dias mais quentes, em que as crianças ficam mais irrequietas, promova atividades com água, areia e a natureza.
Caixas de água e areia, jogos de água e brinquedos para areia são ótimas opções para entreter as crianças ao ar livre. Conheça a Campanha de verão do ABC Escolar e aproveite os descontos em todos os brinquedos de verão.
-
Cientistas por um dia
E que tal desafiar os seus filhos a serem cientistas por um dia? Existe um mar de atividades que pode realizar com materiais que certamente tem em casa. Seguem-se algumas das sugestões que já lhe demos aqui no blogue:
A flutuação dos corpos sob o olhar atento das crianças
Sabia que uma pena e uma pedra chegam ao chão ao mesmo tempo?
Fora de Casa
-
Campos de Férias
Para os pais que não têm onde deixar os filhos enquanto trabalham, os Campos de Férias são sempre uma opção tranquilizadora. Lá, temos a certeza de que as crianças estão seguras, acompanhadas por profissionais e que estão sempre a interagir em atividades estimulantes.
Se se encontra na zona Norte do país, sugerimos os Campos de Férias da DiverLanhoso. Este parque aventura reúne tudo aquilo que se pretende num campo de férias. Natureza, atividade física, aprendizagem e desenvolvimento social. Os programas são cuidadosamente criados com o objetivo de interligar todas estas componentes, proporcionando experiências ricas para as crianças. Neste artigo, contamos-lhe todos os pormenores sobre estes Campos de Férias.
-
Piquenique
Este verão, iremos certamente sentir as limitações provocadas pela recente pandemia. Não será tão simples realizar atividades ao livre, nem reunir a família e os amigos. No entanto, é saudável retomar os passeios e os piqueniques progressivamente. Não esquecendo, claro, as indicações das autoridades de saúde.
Todos guardamos boas memórias dos piqueniques feitos em família! Principalmente de quando eramos crianças. Crie também boas memórias para os seus filhos, seguindo todos os conselhos que lhe demos no aritgo que dedicámos ao tema.