Tem por hábito jantar em família? Bem sabemos que a correria e o estilo de vida agitado que levamos atualmente podem tornar o jantar em família num desafio. No entanto, vale a pena o esforço! Vamos mostrar-lhe porquê.
Nas últimas décadas, estudos atrás de estudos vêm corroborar esta ideia. Sentar-se com os seus filhos, durante apenas alguns minutos, comendo a refeição e conversando com eles, pode ser essencial para garantir a saúde mental de toda a família. A par disto, pode ter também um impacto muito positivo nos estudos, por exemplo, bem como nas relações com os colegas de escola.
-
Escolhas alimentares mais saudáveis
Quando se trata de preparar uma refeição para toda a família, existe um cuidado redobrado em optar por soluções saudáveis e equilibradas. Pelo contrário, se formos preparar uma refeição rápida só para nós ou só para os filhos, tendemos a ter escolhas mais práticas e nem sempre tão nutritivas.
A conclusão a que chegam os estudos realizados neste âmbito vai precisamente neste sentido. As crianças e os jovens que jantam em família tendem a consumir mais fruta e vegetais e menos açúcares.
-
A conversa importa tanto quanto a comida
Os jantares em família devem promover momentos relaxados e descontraídos. Portanto, se existirem temas mais sensíveis, como por exemplo as notas, os mesmos devem ser deixados para outras alturas. Optando por levar para a mesa outro tipo de temas interessantes, vai acabar por estimular os seus filhos a expressarem os seus pontos de vista, a respeitarem opiniões diferentes das suas e a desenvolverem o vocabulário.
-
Crianças mais comunicativas e com melhor aproveitamento escolar
De forma indireta, os estímulos e o bem-estar provocados pelas conversas em família conduzem a um melhor aproveitamento escolar. Segundo um estudo canadiano, a interação social à mesa, através discussões de temas atuais, torna as crianças melhores comunicadoras e mais confiantes para participarem nas aulas.
Além disso, pode ser uma ótima oportunidade para os pais ficarem a par do que vai acontecendo na escola, envolvendo-se naquilo que os filhos precisarem. Graças a isto, no futuro, as crianças terão melhores ferramentas para obterem o sucesso escolar pretendido.
-
Pais com menos stress e filhos mais confiantes
Se tem um emprego exigente, jantar em família pode ser uma ótima estratégia para alivar o stress. Tente abstrair-se das tensões que viveu ao longo do dia e desfrute desta hora na companhia dos seus. Tornando-se um hábito, verá que esta será uma hora ganha, sem qualquer dúvida.
Mas não nos podemos esquecer que os pais não são os únicos a sentirem stress e conflitos diários. Por isso, o jantar é uma ótima oportunidade para os pais estarem atentos a sinais de ansiedade, bullying e depressão. A segurança que esta rotina de jantar em família dá aos miúdos é muito importante.
As crianças que jantam regularmente com a sua família tendem a sentir-se mais confiantes consigo mesmas. Além disso, têm menor tendência para desenvolver problemas psicológicos.
-
Laços familiares mais fortes
Por fim, jantar em família tem ainda o potencial de reforçar os laços familiares. É uma rotina que traz a todos os membros da família um sentimento de pertença. Os filhos tendem a sentir-se mais seguros e amados, principalmente os mais pequenos. Os mais velhos, já na adolescência, consideram estes momentos essenciais para criar memórias em família, conversar e acompanhar o que se passa com os irmãos e os pais.