A pandemia da Covid-19 veio alterar comportamentos e rotinas e o ensino não ficou de fora.
A modalidade de E@D já foi uma solução, no início deste surto, e continuará a ser no futuro, embora já seja uma realidade presente em diversas instituições de ensino.
O aumento da utilização de meios tecnológicos e digitais, tanto por professores como por alunos, tem sido uma mais-valia para todos. Num futuro, que esperemos próximo, estas tecnologias devem continuar a ser aplicadas no contexto de aulas presenciais, as quais nunca deverão ser substituídas pela modalidade de E@D, mas sim como complemento do trabalho desenvolvido na escola.
Graças aos avanços da tecnologia, diversas plataformas e ferramentas têm sido adotadas pelas diferentes instituições de ensino em Portugal, de forma a proporcionar aos alunos outras formas e modalidades de ensino.
O sucesso do Ensino @ Distância
O sucesso do ensino à distância depende em muito do desenvolvimento das tecnologias. As várias soluções tecnológicas permitem que esta modalidade de ensino proporcione às escolas e aos seus alunos uma melhoria significativa no processo de ensino e aprendizagem, tornando-se mais simples e atrativo transmitir e adquirir conhecimentos.
A modalidade de E@D possibilita que os alunos interajam num ambiente virtual, permitindo assim uma maior autonomia e responsabilidade na aquisição de conhecimentos. Permite que os alunos aumentem a sua capacidade na procura de informações e soluções para as suas dificuldades.
Através das diferentes plataformas adotadas pelas escolas, os alunos conseguem aceder com facilidade aos materiais partilhados pelos docentes, esclarecer dúvidas direta ou indiretamente, colaborar ativamente na resolução de problemas e dificuldades e participar ativamente nas aulas.
Nestas plataformas, as aulas podem tornar-se igualmente muito atrativas e interativas, graças à variedade de ferramentas disponíveis.
As aulas por videoconferência possibilitam a comunicação bidirecional entre professor-alunos, permitindo que todos contribuam e promovam discussões em tempo real.
Estas plataformas podem proporcionar uma enorme evolução no processo de ensino e de aprendizagem, se forem usadas como ferramentas pedagógicas para levar o aluno a interagir no ambiente virtual que não substitui a sala de aula presencial, mas complementa-a. Promovem a participação ativa dos alunos, mas também ajudam a desenvolver ainda mais as suas competências digitais.
A Robótica e o Ensino @ Distância
Graças à sistemática evolução da tecnologia, é possível continuar a ensinar e a aprender em casa.
Ensinar, usando as ferramentas deste enorme mundo digital, é cada vez mais imperativo e apelativo para os alunos de hoje. Por esse motivo, professores e educadores deverão manter-se sempre atualizados, recorrendo a novas formas de ensino e recursos variados. A adoção de uma metodologia de ensino inovadora e criativa é, sem dúvida, uma estratégia eficiente para aumentar a motivação dos alunos para o processo de ensino e aprendizagem.
O recurso à Robótica é uma forma muito diferente de ensinar, mas também é uma ferramenta muito mais cativante para os alunos. Este recurso permite trabalhar conteúdos de diferentes áreas disciplinares de forma mútua, colaborativa e produtiva.
A Robótica permite que os professores consigam estabelecer relações entre os diferentes conteúdos lecionados e as atividades que permitem consolidar esses conteúdos de forma significativa e efetiva, atendendo às expectativas e aos interesses dos alunos.
O recurso à Robótica permite aos pais compreender e aprender como esta tecnologia pode proporcionar aos seus filhos uma nova forma de aprendizagem divertida, mas também estimulante para o seu desenvolvimento cognitivo.