O ato de jogar é uma manifestação cultural. Está presente em todas as cultural e épocas, fazendo parte da evolução psicológica e fisiológica do ser humano.
O jogo é, entre as atividades humanas, uma das mais variadas e universais. Pela sua espantosa multiplicidade de formas e concretizações, o jogo é uma atividade espontânea e livre.
O jogo ajuda a desenvolver a destreza física, intelectual e manual. Na verdade, traz ao de cima várias qualidades inerentes à nossa condição humana, tais como a força, a agilidade, a rapidez em induzir-deduzir e o poder de argumentação.
Pedagogicamente, os jogos permitem o desenvolvimento sensorial, percetivo e cognitivo. Possibilitam, ao mesmo tempo, a observação, o treino da memória e da atenção. Na esfera social, proporciona uma melhor adaptação ao mundo dos outros.
A Importância de Jogar em Família
Atualmente há uma enorme diversidade de jogos para ocupar os tempos livres dos mais novos, mas também dos mais velhos.
As famílias divertem-se a jogar e com esta diversão aplicam, muitas vezes, inúmeras situações do nosso quotidiano. Por este motivo é que os jogos são fundamentais à nossa vida. São, sem dúvida, uma enorme fonte de aprendizagem, que permite o desenvolvimento psicofisiológico das crianças.
Vamos jogar o JOKER!
O jogo JOKER é um jogo de tabuleiro que irá pôr toda a família a experienciar, no conforto do seu lar, o famoso programa de televisão da RTP1, pondo à prova a sua cultura geral.
Para os mais novos, este jogo é uma excelente oportunidade para desenvolverem a sua atenção/ concentração, a sua autoconfiança e motivação para a aprendizagem.