A Memória e a Estimulação Cognitiva

“A memória é a capacidade humana de conservar e de reproduzir impressões sensoriais, vivências psíquicas, imagens mentais e elaborações intelectuais”.

Na verdade, esta faculdade “permite fixar, conservar, fazer despertar e reproduzir impressões recebidas”. Pode, ainda, “levar a reconhecer e a localizar, no tempo passado ou num espaço distante, algo cuja impressão, vivência, imagem ou elaboração mental se repete no presente ou no espaço circundante”. (JORDÃO, 1999, p. 786)

A nossa memória é constituída por várias capacidades que interagem entre si e têm origem em dados de natureza visual, auditiva, motora, olfativa e gustativa. Estes dados são de natureza sensorial, mas também intelectual.

A Memória e o Processo de Aprendizagem

O processo de aprendizagem pressupõe implicitamente a memória como condição. Neste sentido, a memória é considerada o suporte fundamental de todo o processo de aprendizagem.

Sem memória, as aprendizagens realizadas pelo ser humano estariam permanentemente na fase de aquisição. Por exemplo, um determinado conteúdo só é apreendido se ficar retido ou memorizado.

Infelizmente, as crianças com dificuldades no processo de memória apresentam dificuldades em aprender. Assim como, crianças com dificuldades de aprendizagem revelam dificuldades na retenção e processamento de novas informações.

Como Treinar a Memória

As estratégias a utilizar com crianças com dificuldades no processo de memória são muito importantes para a aprendizagem e armazenamento de informação e podem contribuir para o desenvolvimento de diferentes habilidades cognitivas, como a memória.

A repetição de uma determinada informação, atividade ou conteúdo permite que se mantenha na memória a curto prazo, de tal forma que passe para memória a longo prazo. A memória a longo prazo é a capacidade de recordar uma quantidade substancial de informação durante períodos de tempo bastante longos. É neste tipo de memória que encontramos armazenadas as nossas aprendizagens mais significativas, como por exemplo, informações relativas à nossa identidade ou informações que usamos com muita frequência no nosso quotidiano.

Os jogos educativos são um excelente recurso para treinar, testar e estimular a memória, mas também contribuem para a melhorar a capacidade cognitiva.

Todos conhecemos os típicos jogos de memória, mas, na realidade, para treinarmos a  nossa memória podemos utilizar outros jogos ou recursos que ajudam igualmente a aprimorá-la, como é o caso dos que apresentamos de seguida:

JORDÃO, F. V. (1999). Memória in Logos- Enciclopédia Luso-Brasileira de Filosofia (vol.3, p 786). Lisboa/São Paulo: Verbo

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