Conheça os Benefícios do Ensino da Programação e da Robótica

Aprender a programar desde os primeiros anos de vida pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento de competências intelectuais, motoras e socioemocionais.

A programação é, sem dúvida, uma área fundamental para o desenvolvimento de capacidades como a lógica, a crítica, a análise, a inovação e a criatividade.

A programação de robôs e de computadores adapta-se, com toda a certeza, nos diferentes campos de aprendizagem e na construção de um conhecimento mais amplo e significativo.

A importância da aquisição de competências de programação

A programação e a robótica permitem o desenvolvimento de um conjunto de atividades pedagógicas que apoiam e fortalecem áreas específicas do conhecimento. No entanto, promovem, também, a construção de materiais didáticos multidisciplinares, que proporcionam uma aprendizagem mais apelativa e o desenvolvimento de variadíssimas habilidades/capacidades, como por exemplo:

A Programação e a Robótica como Ferramentas Pedagógicas

Aprender a programar permite que crianças e adolescentes desenvolvam um conjunto de competências essenciais para o seu futuro.

Se, por um lado, o ensino da programação e da robótica possibilita o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático, do pensamento crítico e da capacidade de lidar com diferentes problemas. Por outro lado, proporciona o aperfeiçoamento da criatividade, do trabalho de equipa e o desenvolvimento de novas formas de comunicação.

Na verdade, pais, educadores e professores, ao proporcionarem aos seus filhos e/ou alunos o contacto com esta realidade, podem estar a contribuir para o desenvolvimento de capacidades como a perceção, a concentração e a criação de estratégias de resposta às dificuldades.

É evidente que a programação e a robótica, para além de promover uma aprendizagem colaborativa, também contribui para uma aprendizagem experimental, permitindo um constante exercício da mente.

De forma prática, motivante e divertida, crianças e adolescentes aprendem a raciocinar e a refletir de forma estruturada e crítica.

Estas ferramentas pedagógicas permitem, por exemplo, aumentar significativamente a qualidade do ensino, de tal forma que possibilita a programação de atividades de diferentes áreas do conhecimento e de forma interdisciplinar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *