Face aos desafios que a pandemia COVID-19 está a colocar ao país, as escolas terão, mais uma vez, de voltar à modalidade de Ensino à Distância. No entanto, muitos pais deparam-se com a dificuldade do acesso a meios tecnológicos.
As escolas estão a tentar criar alternativas para minimizar o impacto negativo que esta modalidade tem para muitos alunos. Estas alternativas poderão passar pela disponibilização de materiais para estudo e de atividades.
Para facilitar a organização das atividades letivas e a comunicação entre professores e alunos, cada escola irá utilizar, como habitualmente, uma plataforma única. Esta plataforma irá permitir, para além da realização de aulas por videoconferência, disponibilizar materiais, apresentar propostas de trabalho e criar momentos dedicados ao esclarecimento de dúvidas e de apoio pedagógico.
Dicas: como estar preparado para o E@D
Na verdade, esta modalidade de ensino implica uma grande mudança na vida das famílias. Sabendo disso, preparamos um conjunto de dicas que irão ajudar os alunos a estarem preparados para este novo ciclo de aulas à distância.
Dica 1: Organizar com antecedência os manuais e os cadernos de cada disciplina, tal como os materiais necessários para cada aula.
Dica 2: Estar sempre atento às mensagens enviadas e às indicações dadas pelos professores.
Dica 3: Registar, numa agenda ou num calendário, os trabalhos ou atividades solicitadas pelos professores e as respetivas datas de entrega e fixar num local facilmente visível. Esta calendarização irá permitir fasear o trabalho e ter as tarefas prontas nos prazos indicados pelos professores.
Dica 4: Planificar o próprio trabalho: definir um horário de trabalho/estudo, onde se podem realizar os trabalhos da escola e os momentos destinados ao estudo.
Dica 5: Entregar as tarefas dentro do prazo estipulado pelos professores.
Dica 6: Usar os meios de comunicação ao dispor para esclarecer dúvidas e receber apoio.
Dica 7: Encontrar um espaço tranquilo e organizado para assistir às aulas por videoconferência e para trabalhar/ estudar.
Dica 8: Manter contacto com os professores e colegas da turma de forma a evitar o isolamento e a frustração.
Dica 9: Nos intervalos, evitar usar o telemóvel ou o computador. Aproveitar para relaxar, comer, apanhar ar. A exposição excessiva às tecnologias é prejudicial à saúde.
Dica 10: Dormir bem e as horas suficientes para manter a atenção/ concentração nas aulas síncronas.
É essencial manter rotinas saudáveis.
Sugestões de leitura sobre o E@D
Ainda sobre este assunto, sugerimos a leitura atenta dos seguintes artigos:
– Ensino à distância: como ajudar o seu filho a organizar os trabalhos;
– E@D: Dicas para ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem;
– Educação Pré-Escolar: Ideias para gerir o Ensino à Distância;
– Como é que a Tecnologia pode favorecer o Ensino à Distância?