A Matemática assume atualmente um papel de extrema importância no processo de desenvolvimento pleno e integral da criança. A introdução de conceitos matemáticos na vida dos mais pequenos é essencial para o seu desenvolvimento intelectual, social e emocional.
Os conceitos e processos matemáticos, adquiridos desde o Pré-escolar, são fundamentais para que a criança se torne matematicamente competente, o que torna imperativo que sejam explorados desde a primeira infância. É nesta fase do desenvolvimento que a comunicação matemática se torna essencial para a criança, pois consegue aprender e assimilar novos conhecimentos com maior facilidade.
Neste sentido, tanto os pais como os educadores têm um papel primordial no despertar da criança para os diversos conceitos matemáticos, promovendo o interesse e a curiosidade da criança para a contagem, a seriação, a medição, a exploração de formas, entre outras experiências.
A aprendizagem lúdica da Matemática em idade pré-escolar
A criança é um ser criativo que descobre a matemática através da observação e da exploração do mundo que a rodeia, tendo como ponto de partida situações do seu dia a dia, pois tudo no nosso quotidiano gira em torno de números, medidas, figuras geométricas e outros conceitos inerentes a esta área.
Para que a criança aprenda de forma efetiva e significativa, é importante que desenvolva e nutra prazer e curiosidade por estes conhecimentos. Assim, os recursos pedagógicos e as estratégias utilizadas devem recorrer-se de elementos do mundo real da criança, através da utilização das suas próprias experiências e da sua linguagem natural. Desta forma, o desenvolvimento de atividades que ampliem as suas noções matemáticas irão ao encontro dos seus interesses e necessidades.
A realização de jogos e a promoção de brincadeiras e outras atividades, através da utilização de materiais pedagógicos de qualidade, são formas importantes de trabalhar os conceitos matemáticos, despertando o interesse e o gosto da criança pela Matemática.
Estes recursos permitem que a criança aprenda a partir dos seus próprios erros, sem medo de fracassar, desenvolvendo processos psicológicos básicos necessários à aprendizagem da matemática, como por exemplo a atenção, a concentração, a perceção, a memória, a resolução de problemas, a procura de estratégias, entre outros.
Do tradicional ábaco até aos kits mais completos, são dezenas as opções que podem auxiliar a criança na aprendizagem das diferentes noções matemáticas, em diferentes fases do seu desenvolvimento.
A Matemática no nosso quotidiano
A Matemática deve estar presente na vida da criança, com o intuito de aumentar as suas habilidades e fornecer a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, argumentar com lógica, questionar e pensar de forma coerente e crítica, proporcionando-lhe, assim, mais autonomia e confiança.
É evidente que o ensino da Matemática se tem mostrado, cada vez mais, uma importante ferramenta no desenvolvimento de capacidades e habilidades cognitivas fundamentais ao seu crescimento. Ao pensar matematicamente sobre determinada situação, a criança une, separa, subtrai e multiplica de forma a encontrar soluções para os seus problemas.
Assim, podemos concluir que a Matemática é a Ciência que ocupa uma posição de destaque no nosso quotidiano, ela está presente em tudo o que se encontra à nossa volta e nas pequenas ações que realizamos todos os dias.