O ato de brincar proporciona à criança um grande número de experiências enriquecedoras e promotoras do desenvolvimento de inúmeras habilidades e capacidades.
Brincar na primeira infância, para além de proporcionar momentos de grande alegria e diversão, permite que a criança desenvolva competências socioemocionais, afetivas e comportamentais, mas também linguísticas, psicomotoras e cognitivas.
Os brinquedos possibilitam que a criança experiencie, construa, reinvente e aprenda de forma significativa.
Na verdade, através dos jogos e das brincadeiras, a criança aprende sobre o mundo que a rodeia, observa o outro, imita comportamentos e adquire conhecimentos, essenciais para o seu pleno desenvolvimento.
Desenvolvimento socioemocional e intelectual
De facto, o ato de brincar está diretamente relacionado com o desenvolvimento socioemocional e intelectual da criança. No entanto, ao brincar, a criança também explora e manipula diversos objetos e materiais, aprimorando desta forma a sua capacidade psicomotora.
As brincadeiras permitem que a criança represente o mundo à sua volta, imitando situações do dia-a-dia e construindo novas vivências, desenvolvendo assim a sua criatividade e a sua imaginação.
Quando brinca ao “faz de conta”, a criança inventa personagens, cria novas situações e interpreta diferentes papéis sociais, aprendendo a compreender o mundo que a rodeia e a conhecer o outro.
Deste modo, a criança aprende de forma livre, prazerosa e espontânea. No entanto, para que a criança aprenda de forma significativa é fundamental selecionar brinquedos/ jogos que sejam cativantes, que promovam uma participação ativa e que permita o desenvolvimento de competências essenciais para o seu desenvolvimento socioemocional e intelectual. Contudo, quando escolhemos brinquedos, devemos também ter em conta as necessidades específicas de cada criança, mas também a sua idade e a etapa de desenvolvimento em que se encontra.
Na realidade, brincar é preponderante para estimular o desenvolvimento social da criança desde tenra idade, mas também promover a autorregulação emocional e comportamental. Assim, a criança aprende a relacionar-se com os seus pares e com os adultos e a gerir as suas próprias emoções, capacidades fundamentais para uma convivência social plena e saudável.
Brincar é, portanto, fundamental para a criança, principalmente para o desenvolvimento de habilidades de cariz social, emocional e intelectual.
Brincar: uma oportunidade para aprender
Como sabemos, brincar é uma atividade muito divertida, ao mesmo tempo que se torna uma enorme oportunidade para a criança aprender. Por esse motivo, devemos proporcionar à criança o acesso a diferentes tipos de brinquedos que possam potenciar o desenvolvimento de diferentes habilidades, nomeadamente: