O mundo do teatro infantil traz imensos benefícios para os mais pequenos.
São muitos os estudos que indicam que as crianças que participam neste género de atividades desenvolvem certas capacidades, que não se refletem apenas nos palcos.
Faz alguma ideia de quais são?
Neste artigo, vai ficar a saber tudo sobre isso.
Vamos a isso?
O que o teatro infantil pode ensinar às crianças?
O teatro infantil pode enriquecer a vida das crianças, dentro e fora da sala de aula. Por tendência, as crianças que participam em teatros tendem a ter capacidades cognitivas, motoras e sociais mais avançadas.
De seguida, fique a conhecer as principais vantagens e benefícios que esta atividade pode proporcionar aos mais pequenos.
Melhora o desempenho escolar e a concentração
O teatro infantil exige concentração e responsabilidade.
Na realidade, é necessário ensaiar, cumprir horários e trabalhar em equipa. Estas tarefas ajudam as crianças a ganharem responsabilidade e concentração, algo que, sem dúvida, as ajudará fora dos palcos.
Além disso, estimula o gosto pela leitura e a vontade de ler outros textos, o que melhora a compreensão textual e a habilidade de ler textos complexos.
Estimula a criatividade e a imaginação
O processo exige criatividade e imaginação, algo que as crianças precisam para crescer, pensar, criar e brincar.
Ao representarem, as crianças terão de contar e criar histórias, exercitando a sua imaginação.
Em muitos casos, terão, também, que improvisar e inventar histórias. Isso pode ajudá-las a encarar, de uma melhor forma, os seus problemas, obrigando-as a imaginar como devem reagir em determinadas situações.
Desenvolve a voz e as capacidades motoras
O teatro ajuda as crianças a trabalharem a dicção, a fala e a projeção de voz.
Além disso, estas aprendem a expressar-se corporalmente e a trabalhar os bloqueios corporais preexistentes.
Melhora as relações interpessoais
Quando estão a atuar, as crianças deixam de pensar em si enquanto indivíduos e começam a funcionar como um sistema conjunto.
O teatro, para funcionar, precisa de ser visto como um trabalho em equipa. Para além disso, ao contrário do que acontece no desporto, as crianças não competem entre si, mas fazem parte da mesma equipa, com um objetivo comum. Isto ajuda as crianças a relacionarem-se com os seus colegas e a fazerem amigos.
Ajuda a combater a timidez
Mesmo para um adulto, é preciso uma certa coragem para falar perante outras pessoas. Isto pode ser ainda mais intimidante para as crianças, especialmente para as mais tímidas.
Dessa forma, o teatro infantil ajuda-as a exporem-se e a ganharem confiança, para se expressarem em público.
Aprender as falas e mover-se em palco ajuda as crianças a libertarem-se de determinados constrangimentos, sobretudo quando são o centro das atenções.
Tudo isto acaba por as deixar mais à vontade para participarem durante as aulas e partilharem os seus sentimentos.
Fomenta a paciência e o respeito
Ao fazerem parte de uma atividade com os seus pares, é normal que as crianças encontrem diferentes opiniões e pontos de vista.
Para além disso, ao entrarem na pele de personagens, serão confrontadas com outras vivências, que não as suas, expandindo as suas visões do mundo.
Hoje em dia, existem muitas distrações, mas no teatro não há pausas. Não se pode “desligar” a atuação ou sair quando se está aborrecido. Isso ensina as crianças a terem paciência e concentração, de um modo que, por exemplo, o entretenimento digital nunca conseguirá.
Desenvolve a capacidade comunicativa
O teatro infantil ensina as crianças a expressarem-se melhor e a desenvolverem as capacidades comunicativas.
Além do mais, o teatro é uma excelente forma de aumentar o vocabulário, expor os pensamentos e encorajar os mais pequenos a expressarem-se com a voz e com o corpo.
Constrói confiança e a autoestima
O facto de terem que atuar em público pode ajudar as crianças a ganharem confiança e aumentarem a sua autoestima.
Ao ouvirem o público a rir-se das suas piadas ou ao receberem um aplauso, as crianças têm a oportunidade de trabalhar a sua autoestima.
Mas não só. Ao representarem, também aprendem a lidar com o erro, isto porque nem sempre as atuações correm às mil maravilhas.
Desta forma, saberão lidar melhor com a ansiedade que está inerente a esses momentos.
Como é óbvio, os nervos vão continuar sempre a existir, mas a criança terá as ferramentas necessárias para não deixar que isso a bloqueie.
Em que idade deve começar a representar?
O ideal é que isso aconteça por volta dos 6 anos. Isto porque, a partir desta idade, a maioria das crianças já sabe ler e já tem a capacidade de memorizar pequenos textos.
Além disso, por esta altura, as crianças absorvem, com muita eficácia, tudo que vêem e ouvem, podendo ainda tirar bastantes benefícios desta atividade.
Conclusão
Durante este artigo, ficou a saber que o teatro infantil apresenta inúmeros benefícios para as crianças.
Além de ser uma atividade que promove a integração e a socialização dos mais pequenos, é também uma maneira lúdica de potenciar a aprendizagem.
Através da representação, é possível tornar mais simples o entendimento de certas matérias, tornando-as mais atrativas e interessantes.
E, como se não bastasse, também ajuda a desenvolver capacidades comunicativas, estimulando a criatividade e a imaginação.
Fazia ideia de como o teatro podia ser tão positivo para as crianças?
Este é mesmo um grande aliado para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e também psicossocial dos mais pequenos.