Material de laboratório escolar: quais são os equipamentos mais utilizados?

material de laboratório escolar

Já não é segredo para ninguém que a implementação de laboratórios escolares nas escolas é vantajoso para a aprendizagem dos estudantes.

Na realidade, os materiais de laboratório escolar acabam por facilitar o estudo prático de conceitos e teorias, que, à primeira vista, podem parecer difíceis e complexos para os alunos. 

Neste artigo, vai ficar a saber quais são os equipamentos essenciais para as atividades laboratoriais – que não devem faltar em nenhum estabelecimento de ensino.  

E fique, ainda, a conhecer os cuidados que devem ser levados a cabo em “ambiente científico”.

Quais são os materiais essenciais para um laboratório escolar?

Os materiais de laboratório mais usados nas escolas são os seguintes:

  • As vidrarias: usadas nos laboratórios de química, para realizar testes e misturas. 
  • A balança digital: usada nas medições de substâncias sólidas e líquidas;
  • O bico de Bunsen: serve para aquecer os materiais, que não são inflamáveis; 
  • A centrífuga: é um instrumento que acelera a sedimentação das partículas sólidas, suspensas nos líquidos;
  • As garras, pinças e argolas de ferro: são utensílios utilizados para suportar os vários aparelhos, durante as reações químicas e soluções.

materiais num laboratório escolar

Tipos e funções dos materiais de laboratório escolar

A maior parte dos materiais de laboratório escolar são compostos por vidro (normalmente, temperado), essencialmente por causa da dureza, resistência e inalterabilidade que apresentam, mas também por serem fáceis de limpar e manusear. 

O vidro é essencial, por exemplo, para a realização de reações químicas, medição de volumes e armazenagem de líquidos.

 

laboratório escolar

Material de laboratório em vidro

  1. O tubo de ensaio: é usado em reações químicas, com pouca quantidade de reagentes químicos. Normalmente, são mantidos numa prateleira de suporte;
  2. O erlenmeyer: é utilizado no aquecimento de líquidos, na recolha de líquidos destilados e na dissolução de substâncias sob agitação;
  3. O béquer: serve para preparar e diluir soluções e fazer reações de precipitação de substâncias;
  4. O condensador: é usado para condensar os vapores, em processos de destilação;
  5. A proveta: é usada para medir e transferir líquidos;
  6. O bastão: é manuseado para agitar as soluções;
  7. A bureta: é o equipamento normalmente usado para realizar as medições de líquidos, com elevada precisão;
  8. O balão de fundo chato: é aconselhado para preparar e aquecer as soluções e ainda fazer as reações químicas, com desprendimento de gás;
  9. O balão de fundo redondo: tem a mesma função do instrumento anterior, mas é mais usado para a destilação;
  10. O balão volumétrico: é o eleito para preparar os volumes de soluções;
  11. A pipeta volumétrica: serve para medir e transferir os volumes fixos dos líquidos;
  12. A pipeta graduada: ao contrário da anterior, é utilizada para medir e transferir os volumes variáveis dos líquidos;
  13. O vidro de relógio: é o recomendado para fechar os recipientes, evaporar as soluções e pesar as pequenas quantidades de substâncias;
  14. O frasco de kitasato: é usado para as filtrações a vácuo;
  15. O funil de decantação: é um dos equipamentos mais conhecidos e serve para separar os líquidos imiscíveis (que não se misturam), daqueles com densidades diferentes.

material de laboratório escolar em vidro

Material de laboratório em porcelana

Além dos materiais em vidro, também é frequente usar-se materiais de porcelana nos laboratórios das escolas.

Este é um tipo de material, muito resistente, constituído por uma mistura de quartzo, argila, feldspato e caulim, que pode ser submetido a altas temperaturas.

Por norma, dentro de um laboratório escolar existem estes instrumentos: 

  • O funil de buchner: tal como o frasco de kitasato, é usado para as filtrações a vácuo;
  • O cadinho de porcelana: serve para o aquecimento e fundição de sólidos, a altas temperaturas;
  • O almofariz e pistilo: é usado para triturar as substâncias sólidas;
  • O triângulo de porcelana: é manuseado para o suporte de cadinhos, aquecidos sobre a chama;
  • A cápsula de porcelana: é utilizada na concentração e secagem de soluções.

Regras a ter num laboratório escolar

As normas gerais, aplicadas num laboratório escolar, servem para garantir a segurança de todos os envolvidos nas práticas laboratoriais, evitar acidentes e, sobretudo, fazer com que os estudantes tirem o máximo proveito do que é lecionado. 

Os cuidados, que a sua escola tem de transmitir aos alunos, são simples e fáceis de memorizar:

  1. Utilizar material de proteção individual, como os óculos de segurança, as luvas e as máscaras;
  2. Lavar as mãos, antes e depois da realização da atividade laboratorial;
  3. Manter as bancadas limpas e arrumadas e o chão limpo e seco;
  4. Nunca provar ou cheirar as substâncias químicas;
  5. Não beber, nem comer, durante as atividades;
  6. Não manusear produtos químicos, sem o consentimento de um profissional.

Laboratório escolar: benefícios na aprendizagem

O objetivo de realizar aulas práticas em laboratórios é simplificar a matéria e testar os conceitos aprendidos dentro de uma sala de aula. 

Estas atividades apresentam inúmeros benefícios para os estudantes, sobretudo porque têm a capacidade de despertar a sua curiosidade e atenção e, consequentemente, contribuir para o aumento da produtividade. 

Principais vantagens das aulas em laboratório escolar:

  • Obter uma experiência multidisciplinar, ao articular noções básicas de diferentes áreas de estudo;
  • Memorizar, mais rapidamente, o conteúdo lecionado;
  • Compreender os conteúdos a longo prazo: os alunos podem até não se lembrar do significado exato de um conceito, mas sabem qual é a sua funcionalidade e utilidade, por causa da experiência laboratorial;
  • Desenvolver o sentido crítico: os alunos compreendem que o estudo não se resume a decorar conceitos e teorias isoladas e entendem que, na prática, há um elo de ligação;
  • Aprender a trabalhar em equipa: recomenda-se que o trabalho de laboratório não se faça sozinho, devido à quantidade de tarefas a efetuar. Portanto, deste modo, incute-se nos jovens o trabalho colaborativo e a capacidade de lidarem com opiniões diferentes opiniões. 
  • Estimular a responsabilidade.

Conclusão

É imprescindível que todas as escolas contem com, pelo menos, um laboratório escolar nas suas instalações.

Isto porque é uma das melhores formas dos alunos adquirem novos conhecimentos, que muitas vezes acham complexos, de uma forma prática e interativa. 

Ao longo deste artigo, demos-lhe a conhecer os materiais de laboratório escolar, que não devem faltar nestes espaços de ensino.

Na realidade, bons materiais, atenção redobrada e organização são meio caminho andado para uma adequada experiência laboratorial.

Ficou com mais alguma dúvida sobre este assunto? Se é o caso, coloque-a na nossa caixa de comentários.

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