Já não é segredo para ninguém que a implementação de laboratórios escolares nas escolas é vantajoso para a aprendizagem dos estudantes.
Na realidade, os materiais de laboratório escolar acabam por facilitar o estudo prático de conceitos e teorias, que, à primeira vista, podem parecer difíceis e complexos para os alunos.
Neste artigo, vai ficar a saber quais são os equipamentos essenciais para as atividades laboratoriais – que não devem faltar em nenhum estabelecimento de ensino.
E fique, ainda, a conhecer os cuidados que devem ser levados a cabo em “ambiente científico”.
Quais são os materiais essenciais para um laboratório escolar?
Os materiais de laboratório mais usados nas escolas são os seguintes:
- As vidrarias: usadas nos laboratórios de química, para realizar testes e misturas.
- A balança digital: usada nas medições de substâncias sólidas e líquidas;
- O bico de Bunsen: serve para aquecer os materiais, que não são inflamáveis;
- A centrífuga: é um instrumento que acelera a sedimentação das partículas sólidas, suspensas nos líquidos;
- As garras, pinças e argolas de ferro: são utensílios utilizados para suportar os vários aparelhos, durante as reações químicas e soluções.
Tipos e funções dos materiais de laboratório escolar
A maior parte dos materiais de laboratório escolar são compostos por vidro (normalmente, temperado), essencialmente por causa da dureza, resistência e inalterabilidade que apresentam, mas também por serem fáceis de limpar e manusear.
O vidro é essencial, por exemplo, para a realização de reações químicas, medição de volumes e armazenagem de líquidos.
Material de laboratório em vidro
- O tubo de ensaio: é usado em reações químicas, com pouca quantidade de reagentes químicos. Normalmente, são mantidos numa prateleira de suporte;
- O erlenmeyer: é utilizado no aquecimento de líquidos, na recolha de líquidos destilados e na dissolução de substâncias sob agitação;
- O béquer: serve para preparar e diluir soluções e fazer reações de precipitação de substâncias;
- O condensador: é usado para condensar os vapores, em processos de destilação;
- A proveta: é usada para medir e transferir líquidos;
- O bastão: é manuseado para agitar as soluções;
- A bureta: é o equipamento normalmente usado para realizar as medições de líquidos, com elevada precisão;
- O balão de fundo chato: é aconselhado para preparar e aquecer as soluções e ainda fazer as reações químicas, com desprendimento de gás;
- O balão de fundo redondo: tem a mesma função do instrumento anterior, mas é mais usado para a destilação;
- O balão volumétrico: é o eleito para preparar os volumes de soluções;
- A pipeta volumétrica: serve para medir e transferir os volumes fixos dos líquidos;
- A pipeta graduada: ao contrário da anterior, é utilizada para medir e transferir os volumes variáveis dos líquidos;
- O vidro de relógio: é o recomendado para fechar os recipientes, evaporar as soluções e pesar as pequenas quantidades de substâncias;
- O frasco de kitasato: é usado para as filtrações a vácuo;
- O funil de decantação: é um dos equipamentos mais conhecidos e serve para separar os líquidos imiscíveis (que não se misturam), daqueles com densidades diferentes.
Material de laboratório em porcelana
Além dos materiais em vidro, também é frequente usar-se materiais de porcelana nos laboratórios das escolas.
Este é um tipo de material, muito resistente, constituído por uma mistura de quartzo, argila, feldspato e caulim, que pode ser submetido a altas temperaturas.
Por norma, dentro de um laboratório escolar existem estes instrumentos:
- O funil de buchner: tal como o frasco de kitasato, é usado para as filtrações a vácuo;
- O cadinho de porcelana: serve para o aquecimento e fundição de sólidos, a altas temperaturas;
- O almofariz e pistilo: é usado para triturar as substâncias sólidas;
- O triângulo de porcelana: é manuseado para o suporte de cadinhos, aquecidos sobre a chama;
- A cápsula de porcelana: é utilizada na concentração e secagem de soluções.
Regras a ter num laboratório escolar
As normas gerais, aplicadas num laboratório escolar, servem para garantir a segurança de todos os envolvidos nas práticas laboratoriais, evitar acidentes e, sobretudo, fazer com que os estudantes tirem o máximo proveito do que é lecionado.
Os cuidados, que a sua escola tem de transmitir aos alunos, são simples e fáceis de memorizar:
- Utilizar material de proteção individual, como os óculos de segurança, as luvas e as máscaras;
- Lavar as mãos, antes e depois da realização da atividade laboratorial;
- Manter as bancadas limpas e arrumadas e o chão limpo e seco;
- Nunca provar ou cheirar as substâncias químicas;
- Não beber, nem comer, durante as atividades;
- Não manusear produtos químicos, sem o consentimento de um profissional.
Laboratório escolar: benefícios na aprendizagem
O objetivo de realizar aulas práticas em laboratórios é simplificar a matéria e testar os conceitos aprendidos dentro de uma sala de aula.
Estas atividades apresentam inúmeros benefícios para os estudantes, sobretudo porque têm a capacidade de despertar a sua curiosidade e atenção e, consequentemente, contribuir para o aumento da produtividade.
Principais vantagens das aulas em laboratório escolar:
- Obter uma experiência multidisciplinar, ao articular noções básicas de diferentes áreas de estudo;
- Memorizar, mais rapidamente, o conteúdo lecionado;
- Compreender os conteúdos a longo prazo: os alunos podem até não se lembrar do significado exato de um conceito, mas sabem qual é a sua funcionalidade e utilidade, por causa da experiência laboratorial;
- Desenvolver o sentido crítico: os alunos compreendem que o estudo não se resume a decorar conceitos e teorias isoladas e entendem que, na prática, há um elo de ligação;
- Aprender a trabalhar em equipa: recomenda-se que o trabalho de laboratório não se faça sozinho, devido à quantidade de tarefas a efetuar. Portanto, deste modo, incute-se nos jovens o trabalho colaborativo e a capacidade de lidarem com opiniões diferentes opiniões.
- Estimular a responsabilidade.
Conclusão
É imprescindível que todas as escolas contem com, pelo menos, um laboratório escolar nas suas instalações.
Isto porque é uma das melhores formas dos alunos adquirem novos conhecimentos, que muitas vezes acham complexos, de uma forma prática e interativa.
Ao longo deste artigo, demos-lhe a conhecer os materiais de laboratório escolar, que não devem faltar nestes espaços de ensino.
Na realidade, bons materiais, atenção redobrada e organização são meio caminho andado para uma adequada experiência laboratorial.
Ficou com mais alguma dúvida sobre este assunto? Se é o caso, coloque-a na nossa caixa de comentários.