Como trabalhar a noção de tempo na educação infantil?

noção de tempo

Numa primeira fase, a noção de tempo pode ser um conceito de difícil compreensão para as crianças. 

A juntar a isso, trata-se de uma matéria um pouco abstrata de se ensinar, o que acarreta uma dificuldade acrescida para pais e professores. 

Contudo, a sua aprendizagem traz largas vantagens para o desenvolvimento cognitivo dos mais pequenos e, por isso, deve ser vista como algo de extrema importância na educação infantil

Mas, afinal, como se pode ensinar a noção do tempo às crianças? 

Neste artigo, mostramos-lhe algumas dicas e sugestões de como o poderá fazer com os seus alunos ou, se for o caso, com os seus filhos. 

Não se esqueça de as anotar!

Vamos a isso?

A noção de tempo surge com que idade?

Até aos 5 anos, as crianças têm pouca consciência de noção do tempo. Ainda assim, já vão começando a ter presentes alguns conceitos importantes. 

Em relação à compreensão cognitiva de passagem do tempo, os primeiros sinais surgem por volta dos 2 anos, nomeadamente com a diferenciação entre o dia e a noite

Já aos 4 anos, é perfeitamente natural que exista uma percepção entre o ‘passado’ e o ‘futuro’. Certas palavras, como ‘em breve’, ‘até já’ ou ‘até logo’, ainda podem gerar alguma confusão, durante a utilização. 

Por norma, só a partir dos primeiros 6 anos, com a entrada no primeiro ciclo, é que as crianças se tornam mais confiantes para usar o ‘presente, o passado e o futuro’.

Tal como acontece noutros processos de aprendizagem, as crianças aceitam as indicações que lhe transmitem, de uma maneira muito própria. 

Na realidade, cada criança é uma criança e, por isso, cabe aos pais e aos professores encontrarem, inventarem ou reinventarem atividades que as estimulem. 

criança a aprender a noção de tempo

Como pode ensinar a noção do tempo?

A compreensão da noção do tempo está inteiramente ligada à ação. Por esse facto, as crianças devem ser estimuladas com exercícios e através de dinâmicas perceptivas.

O que pode fazer?

Na escola

  • Estabelecer uma rotina diária na turma, na qual o professor deve indicar qual é a hora de entrada, das aulas, do lanche e da saída. Assim, também estará a ensinar o sentido da responsabilidade. É, no fundo, um dois em um. 
  • Ser coerente. Na verdade, quando o professor diz “faltam 5 minutos para o toque de saída” tem de ter a certeza disso e não se pode enganar, para evitar confundir a criança. Desta forma, ela começa a avaliar a duração do tempo – e fica com a percepção se 5 minutos é muito ou pouco tempo.
  • Narrar as atividades, realizadas na escola, no dia anterior;
  • Pedir às crianças para contarem as atividades que realizaram, depois da escola;
  • Construir com os alunos os instrumentos de tempo, como os relógios;
  • Atribuir cada tarefa a uma hora específica;
  • Planear o dia de aulas, com exercícios diferentes, para que os alunos percebam a duração de um dia e a quantidade de atividades que podem fazer;
  • Criar atividades sobre as estações e meses do ano, épocas festivas e os dias da semanas;
  • Ter ferramentas lúdicas, na sala de aula, que façam lembrar o tempo, como os relógios, legos e temporizadores de areia. Esses instrumentos ajudam à assimilação dos conceitos;

DICA: Os temporizadores podem ser usados, por exemplo, para quantificar o tempo que a criança demora a fazer um determinado exercício. 

tarefa cronometrada

Conheça, aqui, outras estratégias eficazes para ajudar a desenvolver a noção de tempo.

Como pode ensinar os dias da semana na educação infantil?

Ao usar músicas e ao realizar certas atividades, é bem provável que as crianças aprendam os dias da semana, sem grande dificuldade. 

Fique, agora, com algumas dicas que podem ser muito úteis:

Na escola

  • Antes do início da aula, o professor deve dizer o nome do dia da semana;
  • Pode ser proposta a realização de uma ficha, em que os alunos tenham de recortar os dias da semana e colocá-los pela ordem correta;
  • Utilizar o calendário;
  • Relacionar os dias da semana com as atividades ou compromissos das crianças. Por exemplo: “na sexta-feira vão a uma visita de estudo”. 

Em casa

Costuma-se dizer que, para que a aprendizagem flua da melhor forma, é preciso que os pais e professores remem para o mesmo lado

Saiba, agora, algumas estratégias que podem ser usadas em casa: 

Utilize palavras simples

Para ajudar os professores a transmitirem o conceito de tempo, os pais devem usar vocabulário simples, nas tarefas que propõem às crianças. 

Dizer: “mais cinco minutos; rápido, e depressa” não é o mais indicado. Prefira utilizar certas associações e sequências, tal os exemplos seguintes: 

  • “Depois de jantares, vais escovar os dentes”;
  • “Primeiro, vamos almoçar e depois podes ir brincar com os teus amigos”;

Realize atividades lúdicas em família

Algo que também pode ajudar na compreensão da noção do tempo passa por conversar com a criança sobre acontecimentos que ocorreram quando a mesma era bebé. Pode, ainda, optar por ver fotografias antigas, em família. 

Os jogos e os livros também são estimulantes para a percepção temporal.

Outra atividade muito interessante é ler uma história, antes da criança ir dormir, uma vez que a ação desenrola-se com momentos marcantes, no início, meio e fim. 

Além disso, cozinhar em conjunto com o seu filho é outra excelente forma para desenvolver essa capacidade. Aqui é importante não complicar. Use frases deste género: 

  • Primeiro, temos de bater as claras em castelo;
  • Antes de colocarmos o bolo no forno, temos que pré-aquecê-lo, por 10 minutos;
  • Em 30 minutos, o bolo estará pronto;
  • Antes de comermos o bolo, temos que deixá-lo arrefecer, por 5 minutos.

Importância da noção do tempo

Ter uma correta noção do tempo é algo imprescindível para as crianças. Estes são alguns dos benefícios que desenvolver esta capacidade apresenta:  

  • Mais eficiência na realização de atividades;
  • Responsabilidade sobre os seus comportamentos e objetos materiais;
  • Planeamento e organização;
  • Priorização das tarefas a cumprir.

Conclusão

Neste artigo, mostramos-lhe como pode ensinar a noção do tempo na educação infantil e de que forma é que esta capacidade pode ter tanto impacto na vida de uma criança.

Tal como já foi dito, aprendizagem das concepções temporais está intimamente ligada à ação. Por isso, durante as aulas e também em casa, é fundamental incluir exercícios e atividades, que estimulem a assimilação destes conceitos. 

Gostou das dicas que encontrou neste artigo? Vai começar a pôr em prática alguma delas?

Fale-nos disso nos comentários.

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