A robótica é uma área que está a ficar cada vez mais popular em âmbito escolar, a cada ano que passa, muito por todas as vantagens que apresenta.
Como tal, verifica-se um aumento na oferta de kits utilizados para ensinar robótica, o que confirma o seu valor pedagógico nas disciplinas curriculares, mas também nas competências técnicas e científicas dos alunos.
Quer perceber porque é que a robótica educativa pode ser tão importante para as crianças? Neste artigo, fique a saber quais são os grandes benefícios que este ramo educacional apresenta.
O que é a robótica educativa?
A robótica educativa cria um ambiente educativo multidisciplinar, baseando-se no uso de robôs e componentes eletrónicos, de modo a desenvolver capacidades e competências em crianças e adolescentes. Ao fim ao cabo, é o uso de robôs com um fim educacional.
Esta atividade é capaz de ensinar certas competências, como o desenho, a análise, a aplicação e a operação de robôs, envolvendo os estudantes em atividades colaborativas de resolução de problemas.
O grande objetivo passa por melhorar os resultados finais das aulas e desenvolver as capacidades e habilidades dos alunos, utilizando kits de robótica, software de programação e computadores, como ferramentas práticas de aprendizagem.
Como é que os robôs ajudam os estudantes?
A robótica melhora a experiência de aprendizagem, através do uso de robôs, com métodos pedagogicamente corretos.
De facto, ainda hoje a robótica educativa é utilizada, sobretudo, em contexto universitário. Em todo o caso, já provou ter efeitos muito positivos, se for aplicada desde o ensino pré-escolar.
Através de brincadeiras com robôs, as crianças desenvolvem capacidades cognitivas básicas e aprendem o processo mental que usamos para resolver problemas.
9 capacidades adquiridas pelos alunos graças à robótica educativa
Tal como já se disse, a robótica educativa oferece inúmeras vantagens para as crianças, facilitando o desenvolvimento de muitas capacidades, entre as quais:
Multidisciplinariedade
A robótica trabalha diversas disciplinas, provando, assim, ser uma excelente oportunidade para a aquisição de conhecimentos transversais, em disciplinas como a matemática, a eletrónica, a física e a informática.
Motivação
A aplicação prática das competências aprendidas, em diversas disciplinas num determinado projeto, motiva as crianças a querer continuar a aprender essas matérias.
Trabalho em equipa
Uma grande parte dos projetos é realizada em grupo, pelo que as crianças aprenderão a trabalhar em equipa. Assim sendo, a robótica educativa incentiva a colaboração e a socialização.
Competências de comunicação
Ao trabalharem em equipa, será necessária a partilha de ideias e a divisão de tarefas, algo que potencia a aquisição de competências comunicativas nas crianças.
Criatividade
A criatividade surge quando as crianças procuram inovar na resolução de um problema com que se deparam, mas também quando criam e programam robôs.
Proatividade
A robótica permite que os alunos procurem resolver os problema, de forma independente, com as ferramentas necessárias que têm à disposição. Isto fará com que ganhem autonomia e expandam os seus conhecimentos, tornando-se agentes primários da sua própria aprendizagem.
Pensamento computacional
Ao desenhar e criar robôs, os estudantes começam a compreender conceitos abstratos. Aprendem, ainda, a dividir um problema em partes mais pequenas, procurando soluções que podem ser representadas, como sequências de instruções e algoritmos.
Pensamento crítico
Ao conseguirem ver o resultado das suas ações instantaneamente, os alunos aprendem a pensar de forma crítica e a avaliar o seu trabalho. E, se cometerem erros, são incentivados a procurar novas soluções.
Adaptação ao futuro
A educação robótica insere-se na educação CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). Este tipo de educação valoriza a experiência prática e foca-se em domínios muito procurados. Assim, as crianças adaptam-se ao aumento de dispositivos inteligentes e automatizados, o que lhes poderá ser muito útil, no futuro, no mercado de trabalho.
Conclusão
A robótica educativa entrega às crianças conhecimentos que lhes serão úteis para o resto da vida.
Como tal, é fundamental que este género de educação seja integrado nas escolas.
Na realidade, este ramo educacional tem uma potencialidade multidisciplinar, permitindo a aprendizagem e aplicação de diferentes áreas de estudo e capacidades, desenvolvendo-as e potenciando-as.
Concorda que a robótica educativa devia assumir um papel ainda mais importante no ensino?
Fale-nos disso, nos comentários.