Clube de programação e robótica: por que são importantes para o desenvolvimento de competências dos alunos?

clubes de programação e robótica

clube de programação e robótica é uma excelente forma das crianças terem o primeiro contacto com estas áreas de estudo, pois adquirem conhecimentos, enquanto se divertem e socializam.

Quer saber se deve inscrever o seu filho num clube de programação e robótica? Neste artigo, explicamos os seus benefícios e que importância poderá ter para o futuro dos alunos. 

A importância da robótica para as crianças

A robótica está intimamente ligada a carreiras que são cada vez mais procuradas, como engenharia aeroespacial, ciências da computação, entre outras. 

E, na realidade, os projetos de robótica são uma excelente forma de perceber se as crianças estão talhadas para isso, ao mesmo tempo que permitem trabalhar capacidades de CTEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática) – visto que robótica é um campo multidisciplinar.

O que é um clube de programação e robótica?

Um clube de programação e robótica permite às crianças explorar a robótica, de um modo mais profundo, fora do contexto de sala de aula, manuseando e programando equipamentos tecnológicos.

Estes clubes, por vezes, participam em competições de CTEM, nas quais as equipas devem criar um robô que complete tarefas específicas.

Sendo assim, é possível reforçar conhecimentos, de uma maneira mais interativa e divertida.

É frequente haver um clube de programação e robótica nas escolas, como uma atividade extracurricular. 

jovens num clube de programação e robótica

Objetivos dos clubes de programação e robótica

  • Fomentar o interesse na programação e na robótica;
  • Promover o interesse na tecnologia;
  • Estimular a criatividade;
  • Desenvolver o pensamento analítico;
  • Proporcionar um contacto com tecnologias emergentes;
  • Desenvolver competências transversais, como o trabalho em equipa e a resolução de problemas;
  • Dominar competências CTEM;
  • Aumentar a literacia tecnológica.

Objetivos das atividades realizadas

De modo a aumentar o potencial de aprendizagem, procure atividades que resolvam problemas que:

  • Sejam baseados num contexto do mundo real;
  • Envolvam os alunos;
  • Possibilitem várias hipóteses de resolução;
  • Necessitem de trabalho em equipa para a sua resolução;
  • Permitam a obtenção de novos conhecimentos com base na experiência;
  • Contenham interdisciplinaridade;
  • Promovam o desenvolvimento de competências cognitivas.

Razões para integrar um clube de programação e robótica 

Uma criança deve integrar um clube de programação e robótica por muitas razões.

Nestes espaços, os alunos, além de treinarem conhecimentos nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática, trabalham em equipa, algo que potencia as capacidades sociais e de liderança

Por isso mesmo, esta é também uma boa opção para as crianças que, por exemplo, não gostam ou não podem frequentar atividades desportivas.

Além disso, também fomenta a capacidade de resolução de problemas e a criatividade, isto porque durante esses momentos, serão propostos muitos desafios, geralmente com robôs, que têm de ultrapassar certos obstáculos

ferramentas num clube de robótica

O que se faz num clube de programação e robótica?

De seguida, explicamos, de um modo geral, o que se faz nos clubes de programação e robótica, consoante o nível de escolaridade.

1º ciclo

Durante o ensino primário, os clubes focam-se na resolução de problemas e no pensamento lógico. Depois de aprenderem os princípios básicos da robótica, geralmente apresentam-se certos problemas aos alunos, para estes resolverem, que poderá ser, por exemplo, construir um robô, que realize uma tarefa específica. Durante esta tarefa, as crianças terão de usar o pensamento lógico para resolverem o problema e os obstáculos que enfrentarem.

Nesta fase, é natural que os clubes se foquem principalmente na construção de robôs e não na sua programação.

2º e 3º ciclos

Nos 2º e 3º ciclos, os clubes costumam focar-se em competições. Geralmente, os alunos já têm conhecimentos básicos de como construir e programar um robô. Porém, se não o souberem fazer, o clube pode ensiná-los.

Nestes ciclos, os alunos já estão mais envolvidos na programação dos robôs e terão de construir modelos que completem tarefas elaboradas. 

Ensino secundário

Nesta fase de ensino, os estudantes aprendem uma grande variedade de sistemas robóticos e diferentes  modos de construir e programar robôs.

A maior parte das competições, requer que os robôs completem missões complexas autonomamente, desde o reconhecimento de formas e cores até à movimentação por obstáculos.

A programação é essencial para a robótica?

Alguns robôs mais simples já estão pré-programados para realizar tarefas específicas, no entanto a maioria dos projetos robóticos requerem programação.

A programação é o que diz ao robô o que fazer para completar determinadas tarefas. Os robôs precisam de ser programados, por exemplo, para se mexer, fazer sons, reconhecer formas e cores ou apanhar objetos. 

importância da programação para a robótica

Conclusão

Pertencer a um clube de programação e robótica é uma ótima forma de despertar o interesse dos alunos pela ciência, tecnologia, engenharia e matemática. 

Além disso, estes são espaços ideais para fomentar a criatividade, a capacidade de resolver problemas e fazer amigos

Já inscreveu o seu filho ou está a pensar fazê-lo? Conte-nos tudo, nos comentários.

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