Ciência e Tecnologia: como estimular a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico?

Será que é possível potenciar a curiosidade, criatividade e o pensamento crítico dos alunos através da Ciência e Tecnologia?

A resposta é sim!

Quer perceber como? Neste artigo, vai ficar a conhecer diversas formas de como estas áreas podem ajudar os estudantes a desenvolver este género de capacidades.

Pensamento crítico

O pensamento crítico é a habilidade de ligar conhecimentos novos a conhecimentos prévios, construir e avaliar argumentos e resolver problemas sistematicamente.

É uma capacidade cognitiva indispensável para os alunos, já que os prepara para responder a uma grande variedade de problemas complexos, tanto na fase estudantil, como, mais tarde, durante a sua vida profissional.

As capacidades cognitivas, que suportam o pensamento crítico, são as seguintes: análise, interpretação, avaliação, inferência e explicação.

Quando os alunos pensam criticamente, conseguem comunicar, analisar, sintetizar, avaliar, refletir e resolver problemas. 

Para criar ambientes em que o pensamento crítico floresça, os professores devem colocar questões, encorajar a expressão de diferentes opiniões e estimular que os alunos realizem atividades práticas, que os façam aplicar os seus conhecimentos.

Estratégias baseadas na ciência para aplicar o pensamento crítico

  • Desafiar todas as suposições, não fornecendo aos alunos todas as respostas, mas deixando-os descobrir, questionar os problemas e encontrar soluções;
  • Suspender o julgamento, pois o julgamento bloqueia o progresso da ciência;
  • Revisar conclusões com base em novas evidências, uma vez que na ciência é necessário resistir em vez de confirmar e, por vezes, admitir novos conhecimentos;
  • Dar ênfase a dados, porque, nesta área, as crenças importam menos do que os factos e do que pode ser provado;
  • Testar ideias sendo que, na pior das hipóteses, reconfirmam-se os dados anteriores;
  • Compreender que os erros também podem existir e que os mesmos, por vezes, conduzem a novas conclusões; 
  • Considerar ideias e possibilidades sem sempre as aceitar, procurando desafiar as suas crenças;
  • Procurar o que os outros perderam, analisando dados antigos e testando teorias.

Como é que a tecnologia pode ajudar a desenvolver o pensamento crítico?

  • Atividades interativas podem estimular o interesse por parte do estudante e melhorar os seus resultados académicos. Por exemplo, os jogos e simulações são ferramentas poderosas que ajudam os alunos a ativar conhecimentos prévios, a aplicar os seus conhecimentos em cenários novos, a procurar padrões, a usar dados e lógicas para criar argumentos, a resolver problemas e a aprender a partir das suas ações.
  • Representações e modelos clarificam conceitos complexos. Os estudantes compreendem melhor as ideias quando estas são explicadas por várias modalidades (verbal, visual, gráfica, simbólica) e formatos (vídeo, gráficos, áudio, simulações). A aprendizagem digital nutre o pensamento crítico e aumenta a acessibilidade do conteúdo.
  • Ambientes tecnológicos incentivam o conhecimento autorregulado, ou seja, a capacidade de monitorizar, avaliar e controlar o pensamento, enquanto se completam novas tarefas. Isto apoia o pensamento crítico.  
  • A prática ajuda os estudantes a solidificar aprendizagens. Ambientes de ensino online oferecem mais oportunidades para os alunos experimentarem e praticarem capacidades e conceitos. Estas experiências ajudam-nos a desenvolver o seu pensamento crítico.
  • Ambientes de ensino multimédia permitem que os alunos apliquem os seus conhecimentos no mundo real. Apresentar problemas, no contexto do mundo real, pode tornar a aprendizagem digital mais significativa e acessível aos alunos, ao mostrar-lhes a importância do que foi estudado. O pensamento crítico é fortalecido quando se interliga ideias teóricas com as experiências do dia a dia.

 

pensamento crítico

Criatividade

O pensamento criativo é fundamental para o sucesso das crianças, enquanto alunos.. Esta capacidade divide-se em quatro partes:

  • Colocar questões, unir, organizar e processar informações e ideias;
  • Imaginar possibilidades, sugerir alternativas, procurar soluções e colocar ideias em ação;
  • Explicar a razão do seu pensamento e aplicar conhecimentos a novas situações;
  • Aplicar lógica e razão, chegar a conclusões, delinear ações, avaliar o processo e o resultado.

Como desenvolver a criatividade?

  • Encorajar os alunos a explorar, a serem curiosos, a pensar em questões e a investigar as soluções;
  • Pedir-lhes que pensem em diferentes formas de resolver certos problemas;
  • Dar-lhes a oportunidade de escolher atividades que envolvam planeamento e a tomada de decisões;
  • Pedir aos alunos para explicarem o seu pensamento;
  • Mostrar-lhes que não há nada de mal em errar;
  • Incentivar a partilha dos erros cometidos, para que os outros alunos possam aprender com eles;
  • Valorizar as suas ideias e os seus esforços.

aula criativa

 

Curiosidade

A curiosidade e as questões que partem da curiosidade são muito importantes para o desenvolvimento do pensamento científico

Na realidade, o pensamento científico é um tipo de procura de conhecimento que consiste, em grande medida, na busca de informação. Para isso, é importante colocar questões, testar hipóteses, fazer observações, reconhecer padrões e fazer inferências.

De facto, a curiosidade pode apoiar a aprendizagem e a motivação pela ciência e tecnologia. Isso inclui  

o estímulo para procurar e reunir informação e promover o conhecimento, ao fazerem-se conexões.

As crianças são muito capazes de obter informações fazendo perguntas. Assim, apesar de nas escolas geralmente existirem modos formais de aprender ciência, o pensamento científico das crianças é dirigido pela sua curiosidade natural e o desejo de compreenderem o mundo que as rodeia. 

Como promover curiosidade nos alunos?

Os alunos devem sentir-se confortáveis e encorajados a expressar a sua curiosidade, a questionar as coisas e a explorar conceitos.

Para tal, é importante dar a entender que não há qualquer problema em se estar errado ou em não saber tudo. Na verdade, as falhas no conhecimento são, muitas vezes, oportunidades de aprendizagem. 

A seguir, mostramos-lhe algumas estratégias que podem usar para promover a curiosidade nos alunos:

  • Encorajar e oferecer oportunidades para os alunos explorarem, dando ênfase ao valor do processo e não apenas ao resultado final. Eles só se sentirão à vontade para colocar questões, se perceberem que o ambiente na sala de aula está aberto a tal.
  • Apesar dos alunos serem naturalmente curiosos, os adultos podem sugerir temas, para que os estudantes coloquem questões.
  • Outro modo de encorajar a curiosidade é através da promoção da capacidade dos alunos pensarem em ideias alternativas, o que também suporta a criatividade.

alunos na sala de aula

Conclusão

Como vimos, instigar a curiosidade, a criatividade e o pensamento crítico é algo que pode ser muito trabalhoso, mas que se torna muito importante. 

Estas são capacidades que irão acompanhar os alunos para o resto da vida, auxiliando-os em contexto pessoal e profissional. Como tal, é fundamental incentivá-los, desde cedo, a colocar questões, a procurar respostas e a analisar os dados e os resultados obtidos.

E como mostramos neste artigo, a ciência e a tecnologia podem ter um papel fundamental para potenciar essas qualidades nos alunos.

Conhece outras estratégias que sejam eficazes para estimular estas características?

Se sim, fale-nos delas, nos comentários.

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