O físico mais influente do século XX – Albert Einstein (I)

No passado dia 14 de março, comemorou-se o Dia do π, mas não só! Também contamos 140 anos desde o nascimento de um dos mais notáveis físicos da História da Humanidade – ALBERT EINSTEIN.

Einstein foi um brilhante físico alemão, que desenvolveu a Teoria da Relatividade Restrita e, anos mais tarde, a Teoria da Relatividade Geral. Foi contemplado com o Prémio Nobel de Física, em 1921, devido à explicação do efeito fotoelétrico. É considerado o físico mais influente do século XX.

Aspetos pessoais

Einstein nasceu em Ulm, Württemberg, Alemanha, em 1879, no seio de uma família judia. Em 1900, concluiu os seus estudos em Física, na Escola Politécnica Federal da Suíça. De seguida, em 1903, casou-se com a matemática sérvia, Mileva Maric, com quem teve três filhos.

Em 1933, foi obrigado a deixar a Alemanha rumo aos EUA, pois estava a ser perseguido pelo regime nazista como judeu e intelectual. Consequentemente, viveu nos EUA, dedicado às suas teorias. O seu tempo era dividido entre o seu violino e a escrever para revistas científicas.

Faleceu a 18 de abril de 1955, em Princeton, Nova Jersey, aos 76 anos.

Contributo científico

Durante anos, os artigos do jovem Einstein foram ignorados pela comunidade científica. Todavia, tudo mudou quando Max Planck, um conceituado físico da época, leu uma das teorias deste jovem. Com este reconhecimento, Einstein vê a sua carreira a prosperar. Foram várias as palestras internacionais em que foi orador e foi convidado para assumir vários cargos académicos. A saber, foi diretor do Instituto Kaiser Wilhelm de Física, na Universidade de Berlim, de 1913 a 1933.

Precisamente por se considerar este ano, 1905, tão produtivo em termos científicos e decisivo para o futuro da Física Moderna, 2005 foi o Ano Internacional da Física, comemorando-se, então, 100 anos desde o annus mirabillis deste físico.

Em 1945, este extraordinário físico terminou a sua carreira. Interessa ainda destacar que, nos últimos anos de sua vida, se declarou pacifista, ou seja, completamente contra a produção de armas nucleares.

Muito mais há a referir sobre o grande legado que Einstein deixou à Ciência, contudo, terá que ficar para um próximo artigo. Entretanto, recomendamos a visualização do seguinte filme, que permite ficar com uma visão da vida e obra deste enorme cientista.

9 comentário em “O físico mais influente do século XX – Albert Einstein (I)

  1. Firmino Capela comentou:

    Mais um excelente artigo! Realmente um dos melhores cientistas de sempre. Muito bem escrito parabéns!

  2. Catarina comentou:

    Os artigos do vosso blog são maravilhosos! É mesmo bom poder recomendar aos alunos este tipo de blogues onde a informação científica é 100% credível e em português de Portugal !!! Adoro o Einstein de tudo o que já li o vi sobre ele, este artigo é sem duvida uma excelente biografia!! Continuem, cá estarei para ler e partilhar com os meus .

  3. Diana Cortes comentou:

    Um excelente artigo sobre o percurso brilhante deste cientista que todos conhecemos. É sempre uma boa forma de ficar a conhecer um pouco mais sobre estes grandes nomes que marcaram para sempre a ciência. Muitos parabéns pelos temas sempre tão interessantes.

  4. Manuela Leite comentou:

    Adorei ler. Mais uma vez parabéns por nos proporcionar uma excelente oportunidade de enriquecimento científico e cultural.!

  5. Manuela Leite comentou:

    Mais uma vez parabéns por nos proporcionar uma excelente oportunidade de enriquecimento científico e cultural!

  6. Joana Martins comentou:

    Muitos parabéns. Mais um artigo de grande interesse para os nossos alunos, aliás para todos nós. Há de facto pouquíssima informação a este nível em português (de Portugal) e por isso, este texto será uma mais valia para todos os que gostam desta área.

  7. João Pereira comentou:

    Excelente resumo. Toca nos pontos fundamentais da biografia deste grande ícone da ciência. O filme é de fonte credível, completo e ideal para visualizar com os alunos do secundário,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *