Dicas para um regresso às aulas cheio de energia

Agora que se avizinha o regresso às aulas, aproxima-se a tradicional euforia de muitas crianças por reencontrarem os amigos e procurarem os materiais escolares. Mas, se algumas delas esperavam este momento com muito entusiasmo, outras podem sentir-se receosas e deprimidas pelo final das férias.

No entanto, não são só elas que podem sentir receio. Os pais e os professores, embora entusiasmados por recomeçarem um novo ciclo, nesta altura sentem algumas inquietações. Como preparar as crianças para voltarem às rotinas? Que métodos utilizar para planear e organizar as aulas de forma mais rentável? De que forma podemos ajudar as crianças a estudarem em casa?

As crianças

No que diz respeito às crianças, sabemos que poderá ser desafiante fazê-las voltar aos horários. Nas férias, é-lhes dada alguma flexibilidade para se deitarem e acordarem mais tarde. No entanto, é importante começar a instituir gradualmente novos horários de sono, novas rotinas alimentares e, ao mesmo tempo, definir com elas um período para estudo e trabalhos de casa.

Uma estratégia muito interessante de as incentivar a enfrentar estas novas rotinas com maior entusiasmo é através dos filmes. Quem dá este conselho é Thomas Armstrong, um psicólogo doutorado em educação, no site Brightly. Ver filmes como ‘Harry Potter’, ‘Eleições’ ou ‘Treinador Carter’ em família é uma oportunidade para discutir algumas questões relacionadas com a escola.

Os professores

Quanto aos professores, é importante aproveitar esta fase para definir objetivos concretizáveis. Tomando o ano letivo anterior como exemplo, será fácil compreender onde houve falhas e em que pontos devemos trabalhar mais. Além disso, devemos aproveitar para preparar os materiais de apoio para as aulas, aproveitando os recursos tecnológicos à disposição: vídeos, atividades online, apps, entre outros.

Os pais

No meio de toda esta agitação, os pais têm um papel muito importante na preparação dos filhos. Se os pais estiverem calmos, tranquilos e otimistas, as crianças vão sentir-se mais confiantes. Assim, de forma a prevenir qualquer problema que possa acabar por influenciar o seu filho, os pais devem fazer o seu próprio trabalho de casa, preparando todos os materiais escolares com antecedência.


Prepare-se para o regresso às aulas com os melhores materiais

Mas o que é educar se não um desafio? Queremos que aproveite este ano para experimentar novas estratégias de ensino e para se divertir a ensinar.

Por isso, o Abecedário da Educação tem para lhe oferecer um cupão  5% de desconto em qualquer compra nos sites ABC Escolar e ABC Robótica.

Nestes sites, vai encontrar tudo o que precisa para estimular os seus alunos e os seus filhos. De jogos, a materiais de apoio à matemática, biologia, psicomotricidade, robótica e muito mais.

Para receber o seu código de desconto, tem de apenas subscrever a nossa newsletter clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *