Durante as férias de verão, os dias são mais longos, mais preenchidos com atividades divertidas e mais animados com a companhia da família e dos amigos.
Na verdade, uma das atividades mais fascinantes para a criança é, sem dúvida, acampar.
Não interessa onde, quando e por quanto tempo, acampar nunca deixará de ser uma experiência inesquecível e gratificante que trará imensos benefícios para a criança, mas também para toda a família.
Uma experiência inesquecível
Os benefícios de estar em contacto com a natureza são mais do que evidentes, para além de uma imensa sensação de bem-estar. As atividades ao ar livre promovem a atenção, a capacidade de gestão, a determinação e a perseverança na criança.
Neste sentido, acampar fortalece a relação da criança com a natureza. Ao estar em contacto com o meio externo, a criança vive uma experiência real com um universo real, onde consegue percecionar a natureza através de uma grande variedade de sensações. Desta forma, com a prática de atividades ao ar livre, a criança trabalha e estimula os cinco sentidos.
As atividades no meio natural oferecem à criança uma experiência não só social, mas também comportamental, educando-a a respeitar-se a si mesma, ao outro, mas também à natureza. Assim, a criança aprende a amar e a preservar a natureza.
Uma atividade lúdica e pedagógica
A experiência de acampar em família estreita a relação entre pais e filhos. Efetivamente, neste tipo de atividade, consegue-se estabelecer uma relação de maior intimidade e confiança, pois potencia o envolvimento de todos no planeamento de um processo que implica a participação de cada um. Contudo, a criança deve ter em conta que o seu espaço individual é diferente neste contexto, por esse motivo tem de aprender a respeitar o espaço do outro.
Acampar dá igualmente uma sensação de liberdade, pois as barreiras são praticamente inexistentes. A criança sente que pode observar, explorar, brincar e divertir-se livremente. No entanto, neste mesmo ambiente, é imperativo que se desenvolva também a perceção dos perigos.
Acampar implica ainda a partilha de tarefas. Por este motivo, é importante envolver as crianças nas tarefas inerentes ao acampamento, de forma a sentirem-se parte desta experiência. Assim, a criança aprende a ser mais responsável, mais organizada e a trabalhar em equipa.