A 18 de junho comemora-se internacionalmente o Dia do Químico. E os Químicos têm tanta importância na nossa vida!
Decerto, o Químico tem enorme impacte no desenvolvimento científico, industrial, social e ambiental de uma sociedade.
Por exemplo, um Químico pode trabalhar na área da Educação; em empresas do setor químico; em laboratórios químicos e de análises sanguíneas; no controlo de qualidade de matérias-primas e de produtos finais. Portanto, o Químico pode assumir funções em indústrias químicas, têxteis, farmacêuticas, de cosméticos, alimentares, no comércio, nas ciências forenses e na agricultura.
Assim, pode-se afirmar, perentoriamente, que o Químico possibilita-nos uma melhor qualidade de vida, permitindo-nos o acesso aos medicamentos, alimentos, produtos de higiene e limpeza, bem como, uma redução dos impactos ambientais, recorrendo a reagentes menos tóxicos e obtendo produtos mais limpos, que não degradem a natureza.
Origem deste Dia
O Dia do Químico é celebrado no dia 18 de junho, pois foi, precisamente, a 18 de junho de 1956 que o antigo presidente brasileiro, Juscelino Kubitschek assinou a Lei n.° 2800/1956, designada por Lei Mater dos Químicos. Esta lei regulamentou a profissão de Químico e permitiu a criação dos Conselhos Federais e Regionais de Química.
Profissionais desta área científica
Este dia, o Dia do Químico pretende ser uma homenagem a todos os profissionais que concluem os seguintes cursos superiores:
Química
É uma área da ciência que estuda as alterações e transformações da matéria, assim como a sua composição e as suas propriedades.
A Química baseia-se em descobertas! E são os Químicos os responsáveis pelas experiências e investigações que levam a essas descobertas e à evolução da Ciência e do conhecimento em geral.
Um pouco de História da Ciência
Sabe-se que a Química está presente na História da Humanidade desde sempre. Inicialmente designada por alquimia, pretendia compreender a natureza e replicar alguns fenómenos. Além disto, há registo de que os alquimistas almejavam descobrir a pedra filosofal, capaz de transformar metais comuns em ouro, e o elixir da vida eterna.
Com a evolução dos tempos, começou a apelidar-se, esta área do saber, de Química e os respetivos profissionais de Químicos!
Em conclusão, agradeçamos aos Químicos por todas as descobertas que têm conseguido. Que continuem as suas investigações para proporcionar um futuro melhor às próximas gerações, não esquecendo a preservação do meio ambiente.
É verdade. Muito temos que agradecer aos químicos.
Gostei muito de ler. Importante valorizar estes profissionais que tanto contribuem para a nossa qualidade de vida.