Encontro TIES – Training and Innovating to Ensure Success

O Abecedário da Educação esteve presente no encontro TIES – Training and Innovating to Ensure Success. Um curso de formação, com a duração de 15 horas, que decorreu nos dias 8 e 9 de julho.

O secretariado estava situado no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, local onde também aconteceram as conferências. Por sua vez, os workshops ocorreram na Escola Secundária da Póvoa de Lanhoso e na EBI do Ave.

Assim, a área de formação centrou-se na prática pedagógica e didática na docência. Designadamente no domínio da organização e gestão da sala de aula. Portanto, os destinatários foram educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário. No entanto, também podiam frequentar outros profissionais de educação que não estivessem interessados na acreditação pelo Conselho-Científico da formação contínua.

 

A saber, este encontro pretendia contribuir para a disseminação das aprendizagens realizadas e para a reflexão sobre novas abordagens de trabalho na sala de aula. Logo, as temáticas do TIES enquadraram-se numa dinâmica de escola que respondesse aos desafios colocados pelos Decretos-Lei n.º 54 e 55/2018, de 6 de julho, e ao preceituado no documento relativo ao “Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória”.

Pode analisar o Programa deste encontro a seguir.

Projeto TIES

O projeto TIES, apoiado pelo programa Erasmus +, tem permitido aos professores do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL) usufruir de formação no estrangeiro.

Objetivos do TIES

Comissão organizadora

Workshops – dia 8

Workshop 1 STEAM: Arte e Arduinos – José Braga

Produção de efeitos sonoros e luminosos com recurso ao controlador Arduino Uno e sensores. O workshop foi eminentemente prático e os participantes reproduziram algumas montagens-exemplos a partir do kit básico de Arduino para educação.

Workshop 2 Scientix: uma plataforma para potenciar projetos de Ciências – Graça Lopes, Isabel Fraga e Vanessa Rocha

O Scientix  é a comunidade para o ensino das ciências na Europa. Desta forma, promove-se e apoia-se uma colaboração entre professores, investigadores educativos, decisores políticos de STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemática), assim como outros profissionais do ensino das STEM.

 

Workshop 3 O eTwinning na articulação e flexibilidade curricular – Paula Dias e Teresa Lacerda

O eTwinning é a comunidade de professores da Europa, dispondo de um portal público em www.etwinning.net. Os professores podem-se inscrever no eTwinning passando a usufruir de um espaço pessoal, eTwinning Live. A partir deste estabelecem parcerias, com docentes de outros países, para desenvolver projetos colaborativos em que envolvam os seus alunos. Neste workshop explorou-se o eTwinning enquanto projeto com potencial para a operacionalização de uma parte do preceituado no Decreto-Lei n.º 55/18, de 6 de julho.

Workshop 4 Flipped Classroom e ferramentas online – Iva Azevedo, Ana Poças Gomes e Ricardo Rodrigues

Pretendeu-se mostrar algo inovador, “Flipped Classroom” – sala de aula invertida. Este modelo pedagógico reduz a tarefa do aluno, em casa. Assim, este visualiza um pequeno vídeo ou executa outra qualquer tarefa interativa, previamente selecionada, indutora dos conteúdos a aprender. E o tempo da aula fica reservado à realização de exercícios, projetos ou discussões moderadas pelo professor. Neste workshop fez-se o enquadramento desta metodologia e foram dadas sugestões práticas para a sua implementação.

Workshop 5 Edmodo, uma extensão da sala de aula – Mário Moura

Ao longo desta sessão explorou-se a plataforma Edmodo. Esta constitui um instrumento de diferenciação pedagógica ao possibilitar a criação de atividades diferenciadas, para diferentes alunos de uma mesma turma, de acordo com as respetivas dificuldades de aprendizagem.

Workshop 6 CLIL, uma nova oferta formativa para o aluno do século XXI – Manuela Lourenço e Cristina Santos

A metodologia CLIL (Content and language integrated learning), tendo por base a língua inglesa, está a ser implementada desde 2016/17 no Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso. Neste workshop deu-se a conhecer este tipo de metodologia e deixou-se algumas sugestões para a sua operacionalização, tanto no AEPL como em outras escolas. Foram apresentadas/experimentadas algumas estratégias que poderão seu usadas numa sala de aula CLIL.

Workshops – dia 9

Workshop 1 Gamificação na sala de aula – Daniela Guimarães

A necessidade da utilização de metodologias diferenciadas e que envolvam os alunos na aprendizagem serviram de mote para este workshop. A utilização das mecânicas de jogo em contexto educacional tem sido explorado desde 2008, sob a denominação de gamificação, embora só em 2010 o termo se tenha vulgarizado. A gamificação, os seus princípios e benefícios, de acordo com o modelo Octalysis foram explorados. Os participantes foram desafiados a desenharem uma atividade gamificada, no âmbito da sua disciplina.

Workshop 2 Metodologias de trabalho que potenciem a operacionalização da Inclusão (Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho) – Ana Rosa Malheiro e Isabel Rodrigues

Neste workshop procedeu-se a uma exploração detalhada do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, suportada pela discussão de documentos que possam operacionalizar a sua implementação. Os projetos europeus podem surgir como uma medida a aplicar em algumas circunstâncias.

Workshop 3 Ambientes Inovadores de Aprendizagem – Ângelo Dias, Jorge Sousa e Vítor Macedo (local: EBI do Ave)

A Escola EBI do Ave passou a dispor, no presente ano letivo, uma sala que permite criar novos ambientes de aprendizagem. Esta sala tem alguns equipamentos que, se forem rentabilizados, contribuirão para uma aprendizagem mais eficiente por parte dos alunos. Neste workshop, os professores tiveram oportunidade de testar os referidos equipamentos, mas, também de refletir sobre metodologias de trabalho diferenciadoras na sala de aula.

Workshop 4 Avaliação online – Cristina Santos e Teresa Lacerda

Existem diversas ferramentas online que podem ser usadas para a avaliação das aprendizagens. Neste workshop foram exploradas as seguintes: ZipGrade e Flipgrid (para a construção de testes online).

 

Workshop 5 Smartphones na promoção da leitura – Adelina Moura

Com a evolução das tecnologias digitais estão a surgir novos modelos de leitura, bem como aplicações capazes de devolver o prazer de ler e de captar novos leitores. Ninguém duvida que através do smartphone todos temos um dispositivo de leitura ao nosso alcance. Neste workshop exploraram-se algumas formas de potenciar os smartphones como ferramentas de aprendizagem e leitura, tornando-os aliados na promoção do hábito de ler, dentro e fora da sala de aula.

Workshop 6 Práticas de Segurança na Internet – José Braga

A Segurança na Internet é um assunto ao qual as escolas necessitam de dar particular atenção. Para isso, é necessário conhecer alguns dispositivos legais. Mas também pensar em dinâmicas que possam colocar os alunos a refletir sobre o assunto. Neste workshop dinamizaram-se algumas atividades que poderão servir de inspiração para os professores colocarem em prática. Foi também abordada a nova legislação europeia sobre a proteção de dados e como a implementar nas escolas.

Carregue AQUI para visualizar o vídeo que ilustra o trabalho desenvolvido neste encontro.

O Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso é constituído por um corpo docente altamente especializado e capacitado nas mais variadas áreas, muito voltado para o futuro, o que torna este agrupamento num exemplo a seguir, no que à Educação diz respeito, bem como permitiu realizar este evento.

Em conclusão, foram dois dias repletos de conhecimentos, aprendizagens, partilha de experiências e reflexão, que permitirão, indubitavelmente, aumentar a qualidade do ensino e da aprendizagem nas nossas escolas.


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

4 comentário em “Encontro TIES – Training and Innovating to Ensure Success

  1. Susana Costa comentou:

    Muito bom. Agradeço a partilha, pois estes eventos servem para melhorar a educação no nosso país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *