INTERVENÇÃO MULTISSENSORIAL EM AMBIENTE SNOEZELEN
No âmbito da estimulação multissensorial é possível encontrar diferentes tipos de intervenção direcionadas para determinadas perturbações e problemáticas. Sendo assim, os recursos utilizados nas salas Snoezelen podem possuir uma função específica para vários tipos de perturbações e problemáticas como o autismo, paralisia cerebral, multideficiência, comportamentos agressivos, problemas de aprendizagem, défice de atenção, hiperatividade, instabilidade emocional, entre outros.
Além disso, estas salas caracterizam-se por criarem um ambiente multissensorial que permite a cada pessoa selecionar e receber informação sensorial, no tipo e na quantidade que necessita.
Como referimos no artigo “Salas Snoezelen – A Importância da Estimulação dos Sentidos”, as salas Snoezelen são desenhadas com o objetivo de proporcionar aos seus utilizadores uma experiência multissensorial completa e significativa.
Com uma intervenção pedagógica de cariz multissensorial, num ambiente de relaxamento total, e com a implementação de estratégias multissensoriais adequadas às características e às necessidades de cada indivíduo, é possível promover o seu desenvolvimento natural.
Benefícios da Intervenção Multissensorial no Desenvolvimento da Criança
Com a intervenção multissensorial pode-se promover sentimentos de segurança e bem-estar e proporcionar ao indivíduo diferentes mudanças cognitivas, comportamentais e até mesmo de humor. Pode ainda diminuir a agressividade e/ou estimular determinados comportamentos, bem como aumentar o desempenho nas tarefas durante as sessões de estimulação. Melhora também a concentração e atenção e reduz os comportamentos inadaptativos e agressivos.
Além disso, permite estimular os sentidos primários tais como o toque, o paladar, a visão, o som, o cheiro, sem existir necessidade de recorrer às capacidades intelectuais, mas sim às capacidades sensoriais.
Durante a intervenção, as crianças e jovens experienciam o autocontrole, descobrem a autonomia, reduzem a inibição, melhoram a tensão, permitindo o relaxamento e a recuperação.
A intervenção é realizada num ambiente terapêutico multissensorial totalmente estimulante, preparado e adequado às necessidades de cada criança e jovem que dela usufrua. Da mesma forma, neste ambiente as crianças e jovens poderão relaxar, interagir, experimentar sensações e alcançar objetivos.
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Excelente artigo.
Obrigado!