Com as APPs também se aprende

Na altura das férias, não é fácil captar a atenção das crianças para atividades didáticas. Por sua vontade, as crianças passariam a totalidade das férias a saltitar entre jogos de vídeo, o YouTube, e outras APPs. No entanto, num período de férias tão longo, é importante garantir que não deixem de estimular outras capacidades.

Felizmente, hoje em dia, temos à nossa disposição alguns dispositivos eletrónicos que nos permitem colocar as crianças a aprender, sem que se apercebam. E se lhe dissermos que os seus filhos não têm de largar os telemóveis para aprender?

Um universo de APPs de Robótica à sua disposição

Como já tivemos oportunidade de escrever aqui no Blog, a Robótica é uma ferramenta educativa com um enorme potencial para motivar as crianças. Por um lado, tem a capacidade de ensinar às crianças conceitos de disciplinas, como, por exemplo, a matemática e o português. Por outro lado, consegue desenvolver o raciocínio lógico e a concentração das crianças, trabalhando também a socialização e a criatividade.

Portanto, os Robôs são ótimos aliados para os pais que querem captar a atenção dos filhos para aprendizagem durante estas férias. Além disso, atualmente, muitos destes robôs estão associados a APPs para smartphones, que permitem à criança controlar os seus movimentos. Para as crianças, é completamente intuitivo começar a explorar estas aplicações para telemóveis. Assim, conseguem, quase autonomamente, controlar as ações básicas dos robôs.

De seguida, damos-lhe algumas sugestões de robôs para começar já a aprender!

Robô Evolution

O Robô Evolution, da Clementoni, está preparado para ser controlado através de uma APP gratuita compatível para tablets e smartphones. Esta APP tem cinco modos de jogo diferentes:

  • programação;
  • tempo real;
  • auto-aprendizagem;
  • dança;
  • memória.

 

Bit:bot

O Bit:bot é um carro robô inteligente, controlado com a placa Micro:bit, perfeito para qualquer criança explorar as suas competências de robótica e programação. Com a APP do Bit:bot, as crianças podem colocar o robô a concretizar diversos projetos como, por exemplo:

  • Seguir linhas;
  • Evitar obstáculos;
  • Produzir efeitos com luzes;
  • Emitir som.

Consulte estes e outros robôs em www.abcrobotica.pt


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

Este artigo foi publicado em Pais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *