Não acredita?
De facto, como pode uma pena, tão leve, chegar ao chão em simultâneo com uma pedra, que tem maior massa?
A nossa perceção da realidade levar-nos-á a responder que um objeto com maior massa e, consequentemente, maior peso, chegará primeiro ao chão. Mas a Física prova que não!
Um pouco de História da Ciência
A queda dos corpos é um assunto muito interessante e desde cedo suscitou curiosidade a filósofos e cientistas.
Pois é! Aristóteles (384-322 a.C.), este tão conhecido filósofo da antiguidade, acreditava que corpos com diferentes massas, largados da mesma altura, teriam tempos de queda diferentes, sendo que mais pesados chegariam primeiro ao solo.
Galileu Galilei (1564-1642) também estudou este assunto, procedendo a experiências na famosa Torre de Pisa.
Consta que Galileu subiu ao alto da Torre de Pisa para lá cima testar se a massa dos corpos afetava a sua velocidade e tempo de queda.
Assim, deixou cair lá de cima vários objetos, com diferentes massas. Verificou que os objetos mantinham as suas posições relativas durante a queda, caindo praticamente ao mesmo tempo. Isto é, os objetos atingiram o solo no mesmo instante e com a mesma velocidade. Comprovou então que a velocidade de queda dos corpos não depende da sua massa.
Faça você mesmo e comprove!
ATIVIDADE PRÁTICA E EXPERIMENTAL
Será que a velocidade de queda depende da massa dos corpos?
Material
- 1 moeda;
- 1 folha de papel amassada;
- Cronómetro.
Procedimento
- Solte, ao mesmo tempo, de 1,20m de altura, uma moeda e uma folha de papel amassada.
- Registe o tempo de queda de cada um dos corpos.
NOTA:
Devemos ter em conta algumas variáveis, nomeadamente a resistência do ar, que é uma força que se opõe ao movimento, isto é, uma força de atrito. Deste modo, estas conclusões só são válidas para velocidades pequenas onde o valor da força de resistência do ar sobre os objetos pode ser considerado desprezável. Com massas muito leves ou grandes velocidades (queda de grande altitude) o valor da resistência do ar já não será desprezável.
Idealmente a atividade deverá ser realizada na ausência da resistência do ar (no vácuo), como pode verificar no vídeo que lhe apresentamos a seguir.
Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.
Tão, mas tão interessante. Eu diria realmente que os objetos mais pesados chegavam primeiro ao solo. Estes textos são muito importantes para percebermos aquilo que acontece na nossa vida quotidiana. A ciência explica tudo…