Porque é que o morango é vermelho?

Já se questionou por que motivo vemos os objetos das cores que vemos? Uma banana é amarela, uma peça de roupa pode ser rosa, azul, entre outras cores, e um morango é vermelho. Mas, porquê?

Nós ensinamos tudo…

O espetro eletromagnético

O espetro eletromagnético contém todas as radiações eletromagnéticas, umas visíveis e outras invisíveis aos nossos olhos. Estas ondas eletromagnéticas têm diferentes energias, comprimentos de onda e também frequências.

Propagação da luz

A luz propaga-se em linha reta em todas as direções, a partir de fontes luminosas (naturais ou artificiais).

A reta que indica a direção de propagação da luz chama-se raio luminoso.

Por sua vez, um feixe luminoso é o conjunto de raios luminosos.

Triângulo da visão

A imagem seguinte mostra os intervenientes no processo da visão. É necessário então uma fonte de luz, um receptor da luz e um detetor da luz.


A dispersão da luz

A luz solar é uma luz branca policromática, ou seja, constituída por radiações de diferentes cores.

A dispersão da luz consiste na decomposição da luz branca nas radiações de diferentes cores que a compõem. A saber, um prisma ótico permite fazer a dispersão da luz.

A cor dos objetos

Então, a cor de um objeto é a complementar da cor que absorve preferencialmente. Por exemplo, um objeto é azul se refletir principalmente o azul, absorvendo todas as outras cores. Será branco se refletir todas as cores da luz branca e preto se absorver todas as cores da luz branca.

Logo, o morango é vermelho porque reflete maioritariamente o vermelho, absorvendo as outras cores.

Porém, devemos ressalvar que a cor dos objetos depende do material de que é feito, das condições de iluminação e do tipo de luz com que é iluminado.

Deixamos-lhe o vídeo seguinte, interessantíssimo, que explica muito bem este assunto e ainda ajuda a aperfeiçoar a língua inglesa!


Subscreva a newsletter do blog e seja notificado sempre que lançamos novos artigos.

2 comentário em “Porque é que o morango é vermelho?

  1. Filipa Vicente comentou:

    Excelente. Linguagem científica correcta e ao mesmo tempo muito clara e acessível a todos. O professores que leccionam o 7°ano devem usar este recurso. Os alunos vão gostar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *