Apesar das crianças não serem as principais vítimas da pandemia Covid-19, poderão, infelizmente, sofrer de forma significativa com as suas consequências.
A modalidade de Ensino à Distância, por exemplo, obrigou as crianças e as suas famílias a centrarem as suas vidas na criação de novas rotinas, entre as quais as rotinas de estudo.
Nesta fase, o desenvolvimento de atividades lúdicas deve assumir também um papel preponderante nas suas vidas, promovendo o bem-estar emocional das crianças.
O desenvolvimento de atividades lúdicas, por exemplo, pode permitir que as crianças aprendam a lidar com as emoções, durante este período de confinamento.
Como sabemos, existe uma grande variedade de atividades que podem levar as crianças a identificar, a compreender, a expressar e a regular as suas emoções. Mas também a aprender, de forma dinâmica e divertida, adquirindo competências essenciais ao seu desenvolvimento.
No entanto, estamos conscientes que, muitas vezes, a escolha destas atividades pode ser um grande desafio.
Por esse motivo, iremos sugerir, de seguida, algumas atividades que possibilitam o desenvolvimento, não só da inteligência emocional da criança, mas também de variadíssimas capacidades, desde a autonomia, a criatividade e a comunicação.
1.ª Atividade:
Leitura da história “Adivinha o quanto eu gosto de ti” de Sam McBratney
Com esta atividade pretende-se, essencialmente, despertar as crianças para as emoções e promover a sua literacia emocional, através da descoberta do prazer da leitura.
2.ª Atividade:
Dramatizar emoções
Esta atividade costuma despertar um grande interesse por parte das crianças, pois permite que desempenhem diferentes papéis.
Os fantoches emocionais ajudam as crianças a projetar as suas emoções, através da reprodução das expressões faciais dos fantoches.
A dramatização de histórias conhecidas ou inventadas permite o desenvolvimento não só da linguagem e da comunicação, mas também da imaginação da criança.
3.ª Atividade:
Pintar pedras para aprender as emoções
As pedras são um excelente recurso para as crianças aprenderem, de forma divertida, a identificar e a explorar as diversas emoções.
O objetivo principal desta atividade é enriquecer, por um lado, a linguagem emocional das crianças e, por outro lado, promover a criatividades e a autonomia.
4.ª Atividade:
A Música e as Emoções
Selecione algumas músicas e converse com as crianças sobre a forma como a música influencia o nosso estado de espírito. Explique que tal como as pessoas, a música expressa emoções como a alegria e a tristeza.
Para além de promover o equilíbrio emocional, a música possibilita o desenvolvimento da comunicação, principalmente para aquelas crianças que têm dificuldade em se expressar.
A expressão artística é uma das formas que a criança encontra para exteriorizar as suas emoções.
Através do que produz, a criança comunica sensações, sentimentos, emoções, desejos, ideias e experiências.
Artigo fantástico. Parabéns!