4 Atividades para ajudar as crianças a lidarem com as emoções

Apesar das crianças não serem as principais vítimas da pandemia Covid-19, poderão, infelizmente, sofrer de forma significativa com as suas consequências.

A modalidade de Ensino à Distância, por exemplo, obrigou as crianças e as suas famílias a centrarem as suas vidas na criação de novas rotinas, entre as quais as rotinas de estudo.

Nesta fase, o desenvolvimento de atividades lúdicas deve assumir também um papel preponderante nas suas vidas, promovendo o bem-estar emocional das crianças.

O desenvolvimento de atividades lúdicas, por exemplo, pode permitir que as crianças aprendam a lidar com as emoções, durante este período de confinamento.

Como sabemos, existe uma grande variedade de atividades que podem levar as crianças a identificar, a compreender, a expressar e a regular as suas emoções. Mas também a aprender, de forma dinâmica e divertida, adquirindo competências essenciais ao seu desenvolvimento.

No entanto, estamos conscientes que, muitas vezes, a escolha destas atividades pode ser um grande desafio.

Por esse motivo, iremos sugerir, de seguida, algumas atividades que possibilitam o desenvolvimento, não só da inteligência emocional da criança, mas também de variadíssimas capacidades, desde a autonomia, a criatividade e a comunicação.

1.ª Atividade:

Leitura da história “Adivinha o quanto eu gosto de ti” de Sam McBratney

Com esta atividade pretende-se, essencialmente, despertar as crianças para as emoções e promover a sua literacia emocional, através da descoberta do prazer da leitura.

2.ª Atividade:

Dramatizar emoções

Esta atividade costuma despertar um grande interesse por parte das crianças, pois permite que desempenhem diferentes papéis.

Os fantoches emocionais ajudam as crianças a projetar as suas emoções, através da reprodução das expressões faciais dos fantoches.

A dramatização de histórias conhecidas ou inventadas permite o desenvolvimento não só da linguagem e da comunicação, mas também da imaginação da criança.

3.ª Atividade:

Pintar pedras para aprender as emoções

As pedras são um excelente recurso para as crianças aprenderem, de forma divertida, a identificar e a explorar as diversas emoções.

O objetivo principal desta atividade é enriquecer, por um lado, a linguagem emocional das crianças e, por outro lado, promover a criatividades e a autonomia.

4.ª Atividade:

A Música e as Emoções

Selecione algumas músicas e converse com as crianças sobre a forma como a música influencia o nosso estado de espírito. Explique que tal como as pessoas, a música expressa emoções como a alegria e a tristeza.

Para além de promover o equilíbrio emocional, a música possibilita o desenvolvimento da comunicação, principalmente para aquelas crianças que têm dificuldade em se expressar.

A expressão artística é uma das formas que a criança encontra para exteriorizar as suas emoções.

Através do que produz, a criança comunica sensações, sentimentos, emoções, desejos, ideias e experiências.

Um comentário em “4 Atividades para ajudar as crianças a lidarem com as emoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *