Já abordamos, por diversas vezes, no nosso blog, os desafios que a pandemia da Covid-19 tem colocado aos pais, professores e alunos.
Pais, alunos e professores, de um dia para o outro, começaram a vivenciar um processo que, inicialmente, se revelou desgastante e assustador.
No entanto, o comprometimento de todos foi decisivo para o sucesso da modalidade de ensino à distância. Apesar de todas as adversidades, foi extraordinário testemunhar a capacidade de adaptação por parte de todos.
Mediadores da modalidade do E@D
Os pais tiveram a difícil tarefa de atuar como mediadores de todo este processo, que se revelou cansativo e desafiante para as famílias. Ajudar os filhos a criarem uma rotina de estudo em casa e a organizar os trabalhos da escola não é uma tarefa fácil, quando ainda têm uma vida profissional, em muitos casos também em teletrabalho com necessidade de partilha de recursos digitais, e familiar para gerir. Apesar de todas estas preocupações, os pais têm estado à altura deste enorme desafio, demonstrando uma grande capacidade de resiliência.
A comunicação ativa e regular entre professores, através da figura do Diretor de Turma, e pais/ encarregados de educação foi essencial na resolução de variadíssimas dificuldades, mas também na reprogramação do processo de ensino e aprendizagem, de forma a torná-lo mais personalizado e eficaz.
Um exemplo a seguir
O professor teve de se reconstruir, de se reestruturar e de se adaptar a uma nova realidade de ensino que não fazia parte do seu dia a dia. É de louvar a sua capacidade de perseverança face a tantas dificuldades, como o exemplo que nos chegou da Maia, mais concretamente da senhora professora Sílvia que, para poder continuar o exercício da sua profissão, e arriscamo-nos a dizer da sua paixão, viu-se obrigada a lecionar as suas aulas na mala do carro.
Se há justiça nos critérios para a atribuição do prémio de “ professor do ano”, parece que ninguém se oporá à evidência de que este ano, em circunstâncias tão difíceis e singulares, será difícil encontrarmos dinâmica ou projeto que supere tamanho exemplo de humanidade e profissionalismo.
Esta nova realidade exigiu de todos os professores não só uma grande capacidade de adaptação, mas também de criatividade. No entanto, houve ainda a necessidade dos professores motivarem os alunos para esta mudança.
Capacidade de Adaptação
Esta nova modalidade de ensino exigia dos alunos uma postura diferente e eles souberam responder de forma exemplar e consistente a este novo desafio, ajustando-se sistematicamente às mudanças e superando as dificuldades com a ajuda dos seus professores e o apoio dos seus pais/ encarregados de educação.
Os alunos, por exemplo, tiveram a capacidade de reconhecer os pontos fortes e as limitações desta modalidade de ensino à distância, bem como compreender os seus objetivos, conseguindo, desta forma, contornar muitas das suas dificuldades.
Um bem-haja a todos os Diretores de Turma, Professores Titulares de Turma e Professores /Educadores Titulares de Grupo/Turma
Neste modelo de ensino a distância, a função do Diretor de Turma assumiu um papel ainda mais estruturante e imprescindível, quer na comunicação sistemática com os alunos e pais/Encarregados de Educação, quer na organização e articulação com os professores do Conselho de Turma.
O sucesso desta modalidade de ensino deve-se muito ao papel crucial que os Diretores de Turma estão a ter, não só no acompanhamento dos alunos da sua direção de turma, mas também no apoio sistemático que dão às famílias para que todo este processo decorra com a maior normalidade e tranquilidade para todos os envolvidos.
Autarquias e Juntas de Freguesias mobilizam apoio às famílias
Não nos podemos também esquecer do papel preponderante de Autarquias e Juntas de Freguesia no fornecimento de material tecnológico que possibilitou, principalmente aos mais carenciados, o acesso às aulas na modalidade de ensino à distância.
A vivência desta experiência mostra-nos a todos que a Escola é, acima de tudo, uma grande comunidade, que consegue readaptar-se e reinventar-se para superar as dificuldades específicas dos diferentes contextos, nos quais participa e dos quais faz parte.
Parabéns a toda a Comunidade Escolar!
É tão bom que se reconheça o valor dos professores!
Um bem-haja ao blog “Abecedário da Educação”!
Este texto, simples mas ilucidativo, é realmente a realidade do ensino á distância. Todos os alunos se integram e foi um desafio muito positivo para todos.
No meu caso, em particular que ensino renda de bilros, foi aliciante e chegou a ser até emocionante a forma como aderiram. Agradeço aqui o apoio incondicional dia pais ???