Hoje, 22 de maio, comemora-se o Dia Internacional da Biodiversidade.
Esta data tem como objetivo sensibilizar toda a população para a necessidade de preservarmos a diversidade biológica.
A diversidade biológica ou biodiversidade diz respeito à pluralidade de organismos existentes no planeta e à relação entre os seres vivos e entre estes e o meio ambiente.
A biodiversidade deve ser conservada, pois para além de nos apresentar organismos verdadeiramente bonitos, tem importância económica e no controlo de doenças.
Infelizmente, sabemos que a nossa conduta, os nossos comportamentos têm levado ao aumento da poluição, às alterações climáticas e ao efeito de estufa.
Estes fenómenos têm como consequências, por exemplo, o aumento do nível médio das águas do mar e a diminuição da humidade atmosférica. Verifica-se, desta forma, um efeito muito negativo sobre a biodiversidade do nosso planeta.
Portanto, há que reverter a situação que vivemos, há já alguns anos, de destruição dos habitats e consequente desaparecimentos de algumas espécies.
Se bem que, convém referir que com o aparecimento deste novo coronavírus e a obrigatoriedade de mudança na vida e nas atividades de toda a humanidade houve uma diminuição significativa da poluição do planeta.
No entanto, não chega! Continua a urgência na mudança de atitudes! Reutilizarmos materiais, fazer a reciclagem, minimizar a poluição, poupar água… são comportamentos que devemos ter em grande conta.
Em 2020
Este ano em concreto, a Organização das Nações Unidas propôs uma campanha online, por causa da pandemia da Covid-19, intitulada “AS NOSSAS SOLUÇÕES ESTÃO NA NATUREZA”.
António Guterres, Secretário-Geral das Nações Unidas, referiu que “A preservação e a gestão sustentável da biodiversidade são necessárias para reduzir problemas climáticos, garantir segurança alimentar e de água e prevenir pandemias”.
Deixamos agora como sugestão que assista a este vídeo e reflita sobre a importância deste dia, bem como se inspire com as maravilhosas imagens que a Natureza nos oferece.