Desde a pré-escola até à universidade, o caderno escolar é uma ferramenta indispensável.
Atualmente, é possível encontrar no mercado centenas de opções – de diferentes tamanhos, formas, materiais, encadernação, papel, tipologia, capa e número de páginas.
Neste artigo, vai ficar a saber o que deve ter em conta na altura de escolher um dos mais importantes acessórios escolares.
Aproveite para tirar todas as suas dúvidas sobre este tema.
Como escolher um caderno escolar?
Antes da decisão final, é muito importante que tenha em conta vários fatores. Nesta fase, pare para pensar um pouco sobre as seguintes questões:
- Qual será a disciplina para a qual o caderno vai ser utilizado?
- Em que contexto será usado?
- Servirá para uma ou mais disciplinas?
- Durante quanto tempo será usado – apenas por um período ou durante todo o ano letivo?
- Os seus cadernos desgastam-se facilmente ou permanecem direitinhos por muito tempo?
Fatores a ter em conta
Comece sempre por pensar na disciplina a que se destina o caderno escolar para, depois disso, considerar parâmetros como o tamanho, encadernação, capa, página e o papel.
Tamanho
O tamanho do caderno depende do fim para que é utilizado. Para crianças pequenas, os cadernos A5 são ideais. Estes são também indicados para estudantes que têm pouco espaço para os carregar ou não querem acrescentar muito peso à sua mochila.
Porém, não se esqueça, com crianças pequenas, por vezes, os professores pedem cadernos específicos. Por isso, se tiver que comprar um caderno para uma criança na escola primária, espere até o professor dar indicações do que deseja.
Se não souber o que comprar, o tamanho A4 é um clássico.
Em contexto profissional, este tamanho pode ser muito grande, mas em contexto escolar é, sem dúvida, o tratamento certo e ideal. Para adultos no local de trabalho pode ser muito grande, mas para crianças e adolescentes na escola é o tamanho certo e ideal.
Não se esqueça: quanto mais pequeno o número, maior o tamanho do caderno. Por exemplo, um caderno A4 é maior do que um caderno A5.
Encadernação
Este item depende muito das preferências de cada estudante.
Os cadernos escolares de argolas são muito práticos, pois permitem ocupar menos espaço quando estão a ser utilizados. Além disso, estes cadernos normalmente costumam ter capa dura, o que possibilitará o seu uso nos mais diversos tipos de suporte. Porém, as argolas são frágeis e podem estragar-se facilmente.
Os cadernos agrafados ocupam mais espaço, sendo maioritariamente indicados para crianças pequenas, que normalmente têm mais espaço nas suas secretárias.
Capa
Esta parte do processo é a mais divertida para a maioria das crianças, que gostam de escolher diferentes cores e desenhos na capa dos seus cadernos.
Procure capas duras e de cartão, pois permitirão que o caderno não se estrague facilmente, uma vez que são mais resistentes, duráveis e rígidas. Permitem também que consiga escrever em qualquer lugar, independentemente do apoio que tiver disponível.
Se comprar um caderno de capa mole, não se esqueça de o plastificar, de modo a protegê-lo. Estas capas são mais flexíveis e maleáveis e é possível dobrá-las, de modo a que o caderno ocupe menos espaço, mas podem ficar estragadas se o fizer muitas vezes. São também mais fáceis de personalizar, sendo possível escrever, desenhar e até colocar autocolantes neste tipo de capa.
Páginas
Neste item, deve-se ter em conta o número de disciplinas para qual o caderno se destina e o período de tempo que vai utilizá-lo.
Uma das desvantagens dos cadernos é que não é possível movimentar e reorganizar as suas folhas. Assim sendo, se não souber quantas páginas necessita, também poderá comprar uma capa de arquivo, que lhe permitirá remover e acrescentar páginas consoante a sua necessidade.
Procure um caderno com local de identificação na capa, principalmente para crianças pequenas, de modo a não haver trocas.
Papel
Deve ter em conta o que utilizará para escrever – lápis, lapiseira, caneta, caneta de gel, caneta de tinta permanente. O ideal é testar vários tipos de papel com o seu lápis ou caneta.
Liso, pautado ou quadriculado
O fator final a considerar é se precisa de um caderno liso, pautado ou quadriculado. Existe ainda papel gráfico, que é menos comum, mas pode ser necessário em algumas disciplinas, como Matemática ou Geografia.
Geralmente, utiliza-se papel pautado para todas as disciplinas, exceto Matemática e Desenho, pois permite tomar notas, escrever textos corridos e criar listas.
Ainda assim, alguns alunos podem preferir páginas lisas, que permitem que o aluno desenhe e escolha a organização do seu caderno. Estas não são aconselhadas a crianças que ainda estejam a aprender a escrever, pois as páginas pautadas ou quadriculadas servem como guia.
Dicas importantes para aproveitar bem o seu caderno escolar
- Quando tomar notas, organize-as por data e por títulos, subtítulos e secções.
- Utilize marcadores ou canetas de diferentes cores para criar uma divisão visual das suas notas.
- Diferentes cadernos escolares para diferentes disciplinas ajudam a criar uma separação mental entre matérias e aprendizagens.
- Use abreviaturas para conseguir tomar notas mais rapidamente e conseguir ouvir e prestar mais atenção ao que o professor diz. Crie, ainda, as suas próprias abreviaturas, que façam sentido para si.
- Sublinhe todas as notas mais importantes.
Conclusão
Com tanta variedade de cadernos escolares, saber qual comprar pode tornar-se numa decisão complicada.
Por isso mesmo, esperamos que este artigo tenha ajudado a tornar a sua escolha um pouco mais fácil!
Em primeiro lugar, não se esqueça de ter em conta o seu perfil de estudante, bem como a disciplina e o ambiente em que vai usar o caderno.
Existem muitos parâmetros a ter em mente, como o tipo de papel, a capa, a encadernação, o tamanho do caderno, o número de páginas, entre outros.
Já sabe que caderno escolar vai querer comprar? Ou tem, por exemplo, algum tipo de caderno favorito, que use diariamente, e que não o trocaria por mais nenhum?
Fale-nos disso nos comentários!