Com a chegada da interrupção letiva do Natal, muitas crianças ficam por casa. Assim, com os pais, irmãos, primos ou avós, os jogos de tabuleiro são uma ótima forma de partilhar momentos divertidos.
Jogos de tabuleiro
No início do mês, estivemos presentes na Augusta Convenção Internacional do Jogo, que assumia o compromisso de mostrar o Jogo em toda a sua plenitude e vertentes.
Entre as oficinas educativas em que participamos, conhecemos o Carlos Abrunhosa que ministrou a oficina A jogar tudo se aprende. Durante 2 horas, foram-nos apresentados alguns jogos de tabuleiro como forma de proporcionar momentos de interação divertida. Além de animação, os jogos podem exponenciar diversas aprendizagens, tanto de carácter social como cognitivo.
Citando o Carlos Abrunhosa:
“Os jogos permitem-nos desenvolver competências do currículo tais como o cálculo mental, mobilização do espírito crítico e raciocínio matemático. São excelentes promotores da entreajuda entre alunos e fomentam a autonomia, pois são os alunos, que aos poucos, vão ensinando os seus colegas como são as regras para jogar determinados jogos.
Os jogos de construção e habilidade, por exemplo, são ótimos para desenvolver a motricidade fina, a concentração e destreza óculo-manual. Enfim, os jogos são poderosos instrumentos de socialização, ao mesmo tempo que desenvolvem variadas competências sem que as crianças se apercebam que as estão a aprender”.
Três jogos
Aproveitando estes dias em que os miúdos estão por casa, e aceitando as sugestões do Carlos, recomendamos 3 jogos.
Pick picknic
Pick picknic é um pequeno jogo de apostas e bluff muito divertido, para 2 a 6 jogadores e em que todos fazem várias contas de somar e subtrair em função das regras do jogo.
Pyramid of Pengqueen
Pyramid of Pengqueen é um jogo onde um jogador joga contra todos e todos jogam cooperativamente.
Wizardry to the Power of three
Wizardry to the Power of three, um jogo que usa o mecanismo de memória, mas de forma coletiva.
Para terminar, e pensando nos mais curiosos, não deixem de espreitar o blog que o Carlos Abrunhosa tem, juntamente com o Jorge Teixeira e o Gonçalo Lourenço em jogoeu.