Dando continuidade à temática apresentada anteriormente – Medidas de Gestão Curricular – vamos especificar algumas das formas de operacionalizar duas das componentes das Acomodações Curriculares, nomeadamente as relacionadas com a organização do tempo e do espaço e com a apresentação de conteúdos e planificação de atividades.
Organização do Tempo e do Espaço |
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– Apresentar sugestões para gestão do tempo;
– Estender ou mesmo não utilizar um tempo fixo para o desempenho de uma atividade; – Permitir intervalos durante as tarefas; – Organizar o espaço da sala de aula de forma a não conter estímulos que possam ser distrativos; – Sentar o aluno de frente para o quadro; |
– Sentar o aluno perto do professor;
– Sentar o aluno junto de um(a) colega que possa ser um modelo positivo; – Manter a proximidade ao aluno; – Proporcionar o uso de espaços alternativos para trabalhar tarefas específicas; – Prestar atenção à iluminação do espaço da sala de aula. |
Apresentação de Conteúdos e Realização de Atividades |
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– Planificar a aula tendo em conta os diferentes níveis de dificuldade;
– Diminuir os conteúdos por aula; – Segmentar as apresentações mais longas; – Verificar regularmente a compreensão dos conteúdos e das instruções; – Rever sistematicamente os conteúdos; – Exemplificar os conteúdos com situações reais; – Dar instruções claras, não sobrecarregando o aluno com muita informação ao mesmo tempo; – Escrever no quadro as instruções dadas oralmente; – Fazer repetir as orientações; – Assegurar que as orientações são compreendidas; – Usar tecnologias e materiais de suporte à aprendizagem; – Facultar pistas visuais como gráficos ou esquemas; |
– Ensinar previamente o vocabulário fundamental para a compreensão dos conteúdos;
– Apresentar de forma faseada novos conceitos; – Disponibilizar notas fotocopiadas ou um guia de estudo a alunos com dificuldades de coordenação oculomanual; – Dar mais tempo para a concretização das tarefas; – Permitir respostas orais em vez de utilizar a escrita para demonstrar a compreensão de conceitos; – Disponibilizar tempo extra para o processamento de informação; – Disponibilizar suportes auditivos para limitar a quantidade de texto a ler; – Variar as atividades com frequência; – Indicar claramente a transição de assuntos.
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Toda esta dinâmica exige da parte do professor um enorme esforço para dar resposta a uma grande diversidade de alunos, mas também para adaptar o processo de ensino aos diferentes estilos e ritmos de aprendizagem.
No próximo artigo, iremos continuar a dedicar algum tempo às Acomodações Curriculares, nomeadamente à apresentação de algumas práticas a adotar relativamente à organização do estudo, ao comportamento e à avaliação.