Sólidos Geométricos

Porquê estes sólidos geométricos

Os sólidos geométricos fazem parte do programa de matemática do ensino básico e são trabalhados em todos os ciclos de ensino. Para melhor servir este propósito é aconselhável que os alunos tenham contacto com estes manipuláveis. No entanto, a oferta existente atualmente no mercado é tão diversificada, que se torna difícil escolher entre tantas opções.

Depois de termos examinado várias alternativas existentes, onde analisamos que conteúdos podem ser trabalhados, encontramos uma opção que consideramos ser uma boa escolha.

Aparentemente, temos mais um conjunto, desta vez constituído por 12 sólidos geométricos coloridos. No entanto, eles são de plástico transparente e têm a particularidade de, no seu interior, conterem as respetivas planificações. Estas duas características permitem-nos explorar diversos conceitos matemáticos na utilização deste conjunto.

1.ºCiclo

Logo no início do 1.º ciclo podemos trabalhar figuras planas com as crianças. Desta forma, podemos começar por pedir que, perante um determinado sólido, identifiquem pelo nome algumas dessas figuras, como por exemplo, o quadrado amarelo, o triângulo vermelho, o pentágono azul ou o hexágono verde.

Numa fase posterior, levanta-se a questão de quantas e quais figuras planas são necessárias para construir cada um dos sólidos. Para confirmar a resposta é bastante vantajoso que a criança visualize a planificação de cada um deles. Repare-se que, no 4.º ano de escolaridade já são abordadas algumas destas planificações e pela sua observação, a criança facilmente reconhece que, por exemplo, para construir um prisma pentagonal seriam necessários 5 retângulos e 2 pentágonos.

 

 

 

 

 

 

Durante o 1.º ciclo, as crianças devem:

  • identificar os sólidos geométricas pelo respetivo nome: prisma, paralelepípedo, cubo, pirâmide, cilindro e o cone;
  • separar os sólidos geométricos em 2 grandes grupos e classificá-los em poliedros e não poliedros;
  • investigar planificações, principalmente as do cubo e do paralelepípedo.

Na presença deste material, torna-se mais simples que os miúdos reconheçam algumas das propriedades destes sólidos e que os agrupem, mediante algumas características comuns:

2.ºCiclo

No 2.º ciclo, é suposto que os alunos aprendem a:

  • descrever sólidos geométricos e a identificar os seus elementos;
  • relacionar o número de faces, de arestas e de vértices de pirâmides de acordo com o polígono da base;
  • relacionar o número de faces, de arestas e de vértices de prismas de acordo com o polígono da base;
  • identificar e desenhar os sólidos a partir das planificações e vice-versa.

Mais uma vez, para relacionar, por exemplo, o número de faces, de arestas e de vértices de pirâmides de acordo com o polígono da base, é extremamente útil que se explorem estes materiais. Podemos concluir que as pirâmides têm sempre um vértice e que o número de faces da pirâmide é igual ao número de arestas do polígono da sua base. Observando a figura ao lado, a pirâmide verde tem 6 faces e o polígono que está na sua base (hexágono) tem 6 arestas. Da mesma forma, a pirâmide azul tem 5 faces e o polígono que está na sua base (pentágono) tem 5 arestas.

 

3.ºCiclo

No 3.º ciclo, os alunos aprofundam o estudo dos sólidos geométricos e aprendem a:

  • calcular áreas de superfície de sólidos geométricos;
  • calcular volumes de sólidos geométricos principalmente dos prismas retos, pirâmides regulares, cones e esferas;
  • decompor sólidos e comparar os seus volumes;
  • comparar volumes usando modelos de sólidos de enchimento.

As especificidades deste conjunto permitem-nos trabalhar os conteúdos do 3.º ciclo.

As planificações são maleáveis e coloridas, o que torna a interação e manuseamento destes sólidos ainda mais estimulante. Como resultado direto da observação das planificações, o cálculo da área da superfície dos sólidos geométricos torna-se num processo bastante mais simples.

Além disso, o facto destes sólidos serem transparentes e terem a mesma altura, permite a sua utilização na comparação entre o volume de prismas e pirâmides com a mesma base.

Em suma, o facto dos sólidos serem de plástico transparente e de no seu interior conterem as respetivas planificações, diferencia-os dos outros artigos que existem no mercado.

4 comentário em “Sólidos Geométricos

    • Abecedário da Educação comentou:

      Bom dia Raquel.
      Agradecemos desde já o seu interesse. Se for ao site da ABC escolar (clique aqui) pode encontrar dois conjuntos de sólidos geométricos com planificações. Como dissemos no artigo, são excelentes para trabalhar vários conteúdos matemáticos, ao longo de todos os ciclos do ensino básico.
      Esperamos ter ajudado!

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