A eletricidade – tão necessária como o ar que respiramos

A eletricidade tem inúmeras aplicações no nosso dia a dia, tornando, indiscutivelmente, a nossa vida muito mais fácil e cómoda! Decerto, não conseguimos conceber a nossa existência sem eletricidade. Ela está presente em tudo, desde as lâmpadas, às televisões, aos secadores de cabelo, aos computadores, aos frigoríficos… Além disto, permitiu também a realização de várias atividades noturnas, possibilitando uma grande mudança nos hábitos da sociedade.

Já em 1901, o escritor francês Émile Zola previa a relevância e a utilidade que a eletricidade teria na vida das pessoas, quando afirmou:

“Chegará o dia em que a eletricidade será para todos tal como as águas dos rios e o vento do céu. Ela não deverá ser apenas fornecida, mas distribuída com prodigalidade, de modo a que os homens a possam usar a seu bel-prazer, tal como o ar que respiram.”

Um pouco de História da Ciência

As mulheres gregas, há mais de dois mil anos, já usavam colares de elektron e vestidos de seda. Elektron era a designação para âmbar, material com o qual ainda hoje se fazem joias. Devido aos movimentos das mulheres, as contas do colar, de elektron, friccionavam-se nos vestidos e atraíam objetos de menor massa. A justificação para este facto, naquela época, era sobrenatural. Aliás, o nome eletricidade provém, precisamente, do vocábulo grego elektron.

Posteriormente, decorridos mais dois mil anos, no século XVI, William Gilbert (1544-1603), médico da rainha Isabel I de Inglaterra, escreveu um livro sobre a eletricidade e o magnetismo. Assim, começou-se a investigar, do ponto de vista científico, as propriedades do elektron, iniciando-se, verdadeiramente aqui, o estudo da eletricidade. No entanto, só a partir do século XIX é que surgiu o fornecimento público de energia elétrica.

Definição

A eletricidade é o ramo da física que se dedica ao estudo dos fenómenos inerentes às cargas elétricas. Pode subdividir-se em eletrostática e eletrodinâmica. Por sua vez, a eletrodinâmica agrega os fenómenos associados à corrente elétrica e ao eletromagnetismo.

Corrente elétrica

Uma corrente elétrica é um movimento ordenado de cargas elétricas (eletrões ou iões).

Circuito elétrico

Um circuito elétrico é um conjunto de componentes elétricos ligados entre si por um material condutor, que permite a passagem de corrente elétrica.

No vídeo seguinte, vamos ensinar-vos a fazer a montagem de um circuito elétrico simples. Usamos, para este efeito, um kit básico de eletricidade, constituído por vários componentes, que permite a realização de várias atividades práticas, experimentais e laboratoriais nesta área. Visualizem e aprendam mais sobre a corrente elétrica!

6 comentário em “A eletricidade – tão necessária como o ar que respiramos

  1. Sandra Gomes comentou:

    Mais um texto de grande interesse e rigor científico. Este blog tem apresentado conteúdos muito pertinentes. Parabéns 👏👏

  2. Alexandra Veiga comentou:

    Excelente. Muito esclarecedor e com linguagem clara. São necessários mais textos de ciência para termos mais conhecimentos nesta área. Também gostei da apresentação, colorida e atrativa, o que prende mais as pessoas à leitura. 👍

  3. Paulo silva comentou:

    Adorei. Sempre com a preocupação de propor as experiências para realizarmos. Concordo que o “fazer” permite aprender melhor! Parabéns ao blog

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *